Como surgem as doenças cutâneas Doenças cutâneas são aquelas que surgem em toda a extensão da pele. Por se tratar de um órgão entre a parte interna e externa, a pele está suscetível às influências de ambos e pode apresentar as mais variadas patologias.
São pequenas lesões da pele, normalmente da mesma cor, totalmente benignas e sem sintomas.
A psoríase é uma doença de origem autoimune que surge quando o ciclo de vida das células da pele fica muito acelerado, resultando em um rápido acúmulo de células mortas da pele. Essas células que se acumulam formam escamas grossas e manchas vermelhas e ressecadas que podem provocar coceira ou dor.
A causa da psoríase ainda é desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.
Conforme a avaliação e recomendação de um dermatologista, o tratamento para tratar a psoríase pode incluir:
Os portadores dessa doença não devem consumir nem mesmo carnes e legumes empanados em farinha de trigo, ou alimentos produzidos em óleo de fritura onde tenha sido imerso outro alimento contendo farinha de trigo.