Suculentas são plantas que retêm bastante líquido em suas folhas, por isso não precisam de muita rega. Isso fez com que se tornassem as queridinhas de apartamentos, sendo confundidas com cactos. Esses realmente são suculentas, mas nem todas são cactos. A seguir, confira os principais tipos de suculentas e escolha qual espécie deseja cultivar!
A Echeveria carnicolor, conhecida como rosa da pedra carnicolor, é nativa do México e chama a atenção por apresentar uma folhas alongadas verde-acinzentadas, podendo ficar avermelhadas e até levemente arroxeadas, se expostas ao sol. Essas folhas crescem em forma de roseta, que pode atingir 12,5 cm de diâmetro e 20 cm de altura. Além disso, durante sua floração, desenvolve flores pequenas e cor-de-rosa. Vale ressaltar que essa planta é de fácil cultivo e se desenvolve bem sob luminosidade natural. Por isso, a rosa de pedra carnicolor é indicada para decorar áreas externas.
As plantas suculentas são plantas de fácil cultivo, necessitando de pouca rega e possuem grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Existem inúmeras espécies, de diferentes tamanhos, cores e formato. Por isso, as suculentas vêm sendo muito utilizadas como decoração.
A Crassula ovata ‘Gollum’ , também conhecida como orelha de Shrek, possui esse nome por ter uma aparência semelhante ao personagem Shrek, de um filme de animação que fez muito sucesso. Isso acontece porque essa suculenta apresenta folhas tubulares, com os ápices achatados e verdes brilhantes, podendo apresentar pontas arroxeadas ou avermelhadas quando expostas a muita luminosidade. Além disso, a orelha de Shrek possui galhos que podem atingir até 80cm de altura e 40cm de largura. Vale ressaltar que essa suculenta demora a florescer, mas apresenta flores brancas e rosas no inverno.
Essa suculenta é originária do México e do noroeste da América do Sul, pertencente à família Crassulaceae. Ela necessita de muito sol e seu formato se assemelha com uma rosa.
14. Planta-zebra
Os cuidados com uma suculenta são bem simples. Regue somente se o solo estiver seco e evite encharcar a terra. Regue em torno de uma ou duas vezes por semanas no verão e diminua a frequência nos meses mais frios. A poda é necessária somente para retirar folhas secas ou se a intenção for controlar o crescimento. Nesse caso, aproveite para fazer novas mudas com suas folhas ou caules cortados. Cultive-as em local bem iluminado, e se possível deixa-as receber um pouco de luz direta do sol em alguns dias da semana.
Uma das suculentas mais queridas do momento, o Aeonium haworthii é uma espécie que cresce rapidamente e produz inúmeras brotações a partir de seu caule. Dessa forma, adquire um formato de roseta, em que as folhas se organizam em torno de um eixo central. Pode ainda ganhar um aspecto de arvoreta, que lembra um bonsai. Muito resistente, a suculenta pode ser cultivada dentro de casa, desde que receba luz natural por algumas horas.
8. Stapelia
Uma espécie de suculenta em especial faz muito sucesso: a Hoya kerrii – ou planta-coração. Isso porque, como o próprio nome sugere, esta pequena planta tem, naturalmente, o formato de coração. Vai bem desde jardins, casas e apartamentos, até nas mesas de escritório, já que também se adaptam a ambientes internos.
A folha-da-fortuna, com nome científico de Bryophyllum pinnatum, é uma planta com características de suculenta. Ela deve ser cultivada, preferencialmente, em vasos, devido a sua grande facilidade de multiplicação, podendo se tornar invasiva se plantada no jardim. A espécie é ideal para bacias e jardineiras, por apresentar uma grande densidade.
Para entender o nome popular dessa suculenta, é só olhar para ela: parece ou não parece a orelha do famoso ogro dos cinemas? Isso se deve graças às suas folhas tubulares e compactas, que são ótimas para dar altura a vasos ou terrários. Outra vantagem desse tipo de suculenta é que elas não costumam sofrer com pragas ou doenças.
A Kalanchoe orgyalis, conhecida como colher de cobre ou colher de bronze, é uma suculenta originária de Madagascar que se destaca por apresentar folhas com a coloração marrom-acobreada, quando exposta ao sol por um longo período. Seu nome popular é resultado da combinação entre essa coloração diferenciada e as folhas em formato de colher. Por isso, a colher de cobre é muito utilizada com fins ornamentais. Além disso, essa planta pode atingir até 1,5 m de altura, de modo a formar um arbusto bonito e chamativo.
Perfeitas para quem gosta de um jardim vertical , essas suculentas receberam seu nome popular graças às longas hastes repletas de folhas esféricas, que chegam a lembrar ervilhas. Se tudo correr bem, essa espécie de suculenta ainda ganha flores brancas com cheirinho de canela durante a primavera.
A Crassula pellucida rubra chama a atenção por apresentar uma coloração roxa que deixa seu visual bonito e exótico. Mas essa planta não é completamente roxa, já que a face superior de suas folhas é verde-arroxeada, enquanto a face inferior é roxo-avermelhada, causando um contraste lindo e chamativo. Quando se desenvolve no solo, forma um verdadeiro tapete roxo. Porém, também pode ser cultivada em vasos suspensos, de modo que a planta se molda ao vaso e cresce de forma pendente.
A pachyphytum compactum, também conhecida como planta-diamante, é certamente uma suculenta que tolera bem o calor e sol intenso. Ela se dá bem tanto no sol pleno quando na sombra parcial. Além disso, ela é uma planta muito bonita, principalmente porquê se forma em rosetas de folhas volumosas, bem unidas umas as outras.
Como tratar uma suculenta queimada Se a planta estiver com estágios leves de queimadura, ainda é possível recuperá-la. Para isso, retorne imediatamente a planta para um local de sombra, que seja arejado e que receba luz indireta.
7 horas
Como reconhecer se suas plantas estão com falta de sol
Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.