EQST

Quais So As Organelas Do Citoplasma?

Quais são as organelas do citoplasma?

Organelas Citoplasmáticas

  • Ribossomos e centríolos.
  • Retículo endoplasmático liso e rugoso.
  • Complexo golgiense.
  • Lisossomo e mitocôndria.
  • Cloroplasto.
  • Célula vegetal.

Como são formadas as organelas celulares?

As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.

Qual a estrutura responsável pela hereditariedade?

DNA nuclear é a etrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria celula.

Quais organelas ou componentes celulares estão envolvidos na eliminação do álcool do organismo?

Componentes do grupo. Dentro da célula, a principal organela que irá trabalhar na desintoxicação do organismo é o Retículo Endoplasmático Liso. Em intoxicações específicas, como a alcoólica, outras organelas terão participação fundamental, são os casos do peroxissomos e da mitocôndria.

Qual organela está relacionada com degradação de álcool?

O fígado é um órgão particularmente susceptível aos danos provocados pelo álcool pois ele é o principal sítio de metabolização desta substância no organismo.

Como ocorre o processo de desintoxicação das drogas pelas organelas?

Detoxificação: é responsável pelo metabolismo do álcool e de medicamentos. Quando qualquer substância tóxica é ingerida, como é o caso do álcool ou das drogas, é dentro do retículo endoplasmático liso que ocorre uma série de reações químicas, que transformam essas substâncias tóxicas em produtos não tóxicos.

O que produz o complexo de Golgi?

As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ... - Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.