Organelas Citoplasmáticas
As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.
DNA nuclear é a etrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria celula.
Componentes do grupo. Dentro da célula, a principal organela que irá trabalhar na desintoxicação do organismo é o Retículo Endoplasmático Liso. Em intoxicações específicas, como a alcoólica, outras organelas terão participação fundamental, são os casos do peroxissomos e da mitocôndria.
O fígado é um órgão particularmente susceptível aos danos provocados pelo álcool pois ele é o principal sítio de metabolização desta substância no organismo.
Detoxificação: é responsável pelo metabolismo do álcool e de medicamentos. Quando qualquer substância tóxica é ingerida, como é o caso do álcool ou das drogas, é dentro do retículo endoplasmático liso que ocorre uma série de reações químicas, que transformam essas substâncias tóxicas em produtos não tóxicos.
As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ... - Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.