- Basílio da Gama
Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.
Marília de Dirceu
O Arcadismo em Portugal teve início em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitânia na capital do país: Lisboa. Posterior ao movimento artístico do Barroco, o arcadismo português foi inspirado na Arcádia Italiana, fundada em 1690. ... Em seu lugar foi criada a Nova Arcádia, em 1790 em Lisboa.
1756
São características do Arcadismo: a) Relato do cotidiano e nacionalismo. ... A valorização do modo de vida simples, pastoril, que consiste no bucolismo, é uma característica marcante no Arcadismo. Além disso, o conjunto de obras árcades também revela uma forte idealização da mulher amada.
Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...
Significado de Lirismo Modo de se expressar os sentimentos de forma entusiasmada ou apaixonada: filme cheio de lirismo. Conjunto da poesia lírica: Manuel Bandeira criticou o lirismo brasileiro.