7,32 metros
Suas medidas interiores são de 2 metros de altura e de 3 metros de largura. Os postes das balizas são unidos por um travessão horizontal. As faces posteriores dos postes devem estar alinhadas com o lado posterior da linha de gol. Os postes e o travessão devem ter uma secção quadrada de 8 cm.
Os cones deverão ser colocados na direção do pára-choque esquerdo traseiro e pára-choque esquerdo dianteiro (Imaginando dois carros). A distância aproximada entre o meio fio e o carro será de aproximadamente 2 metros.
5,75 metros
Ela pode variar entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura.
As balizas são colocadas no centro de cada linha de baliza. Elas são constituídas por dois postes verticais equidistantes das bandeiras de canto e unidos na parte superior por uma barra transversal horizontal. Os postes e a barra deverão ser de madeira, metal ou outro material aprovado.
Coloque-os a, mais ou menos, 30 cm de distância à frente e atrás do veículo. Depois, movimente o veículo para frente e para trás, tentando não atingir nenhum dos dois obstáculos.
Coloque a 1ª marcha e mantenha a seta para direita acionada. Puxe o carro um pouco para frente para ajustá-lo dentro dos cones. Observe que o carro está na distância correta do meio-fio (entre 15 e 30 centímetros). Para finalizar a manobra, coloque no ponto morto, desligue o carro e puxe o freio de mão.
Uma baliza perfeita é feita em 4 passos:
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a área para a manobra de baliza seja igual ao tamanho do veiculo acrescentada de mais 40% no comprimento e largura do espaço.
Fique atento virando o carro suavemente. Quando o farol direito do seu veículo estiver paralelo com a traseira do carro da frente, pise no freio — momento que deverá enxergar pelo retrovisor o farol direito do carro de trás (truque do retrovisor). Esse passo é determinante para o sucesso do exame.
Fazendo a baliza perfeita Ao avistar a vaga entre dois carros, pare-o paralelamente com da frente, de modo que os retrovisores fiquem alinhados. A distância entre os veículos deve ser de, mais ou menos, um braço. Feito isso, engate a marcha ré e vire todo o volante para o lado que pretende estacionar.
Se você está procurando uma vaga para fazer a sua manobra (baliza), coloque segunda marcha e vá bem devagar, aproximadamente 20 km/h. Assim que avistar a vaga, você deve reduzir para primeira marcha e ir o mais devagar que puder, no máximo 10 km/h, e analisar visualmente se o seu carro cabe no espaço disponível.
Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:
Para ser aprovado no exame de direção o aluno NÃO PODERÁ cometer FALTAS ELIMINATÓRIAS ou EXCEDER a três (3) pontos negativos, calculados com base nos seguintes critérios: Uma Falta Eliminatória – Reprovado. Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos. Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos.
6 Dicas Para a Prova Prática do Detran
10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN
Cada falta leve conta 1 ponto, as médias contam 2 pontos, as graves 3, e ainda existem as faltas eliminatórias, as quais reprovam o candidato imediatamente. É permitido somar, no máximo, 3 pontos, portanto, quando cometida apenas uma falta grave, nenhuma outra pode ocorrer.
30 dias
O exame em si dura aproximadamente 1 hora. O resultado é liberado em aproximadamente 30 minutos após o término do exame. *IMPORTANTE: Para o exame médico e psicotécnico não é necessário treinamento preparatório.
Sim. Para consultar as etapas concluídas, resultado das provas teóricas e práticas, realize o cadastro e acesse o portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), menu “Serviços Online”, opção “Pesquisa Resultado de Provas”.
Resultado da prova do Detran pela internet
Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado. SP não é responsável pelas taxas cobradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). ...
R$ 32,38
2º – Prova teórica e prática: Em caso de reprovação, o candidato pode repetir o teste (reteste) no prazo de 15 dias. Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.
R$ 40,00