crossorigin="anonymous">
O cometa é um objeto que passa a centenas de milhares de quilômetros da Terra, enquanto o meteoro é um fenômeno que ocorre na atmosfera do nosso planeta. Se o meteoro não fragmenta totalmente o asteroide ou meteoroide e ele consegue atingir a superfície da Terra, torna-se um meteorito.
Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.
Asteroides são corpos celestiais rochosos. ... Meteoroides São fragmentos de asteroides que vagam o espaço. Meteoros são meteoroides que entram na atmosfera do planeta atraídos pela gravidade e penetram na atmosfera, sendo pulverizados deixando rastro de luz no céu enquanto caem.
Assim como os asteroides, os cometas orbitam o Sol. A diferença é que estes são feitos de gelo e poeira, e não rochosos. ... O gelo e a poeira vaporizados se tornam a cauda do cometa. É possível vê-los mesmo quando estão muito distantes da Terra.
Meteoritos, meteoros e meteoroides Meteoroides são pequenas pedras ou pedaços de metal que viajam pelo espaço. Os astrônomos os definem como corpos celestes que orbitam o Sol e têm menos de 10 metros. Rochas espaciais de tamanho maior - até mil quilômetros - ficam conhecidas como asteroides.
Ao se aproximarem dele, a ação da radiação solar sobre os gases do cometa provoca o aparecimento da cauda. As estrelas cadentes são todos os fragmentos de corpos celestes (até mesmo pequenas partículas) que vindos do espaço penetram ou atravessam a atmosfera terrestre.
Cometa Hale-Bopp
Apesar do núcleo sólido dos cometas geralmente ter menos de 50 quilômetros, a coma pode ser maior que o Sol, e as caudas iônicas já foram vistas estendendo-se por uma unidade astronômica (150 milhões de quilômetros) ou mais.
Apesar do tamanho de sua cabeleira, o núcleo do cometa é relativamente pequeno, cerca de 15 quilômetros de comprimento por 8 de largura e cerca de 8 quilômetros de espessura.
11 km
Cauda: os cometas possuem dois tipos de caudas: uma feita de poeira neutra e a outra de elétrons e gases ionizados. A primeira tem cor amarelada que reflete a luz solar. A segunda é azulada, produzida principalmente pelo CO (monóxido de carbono).
Você pode tentar usar um app de astronomia para ajudar. O Halley só passa pela Terra a cada 75 anos, e a próxima vez que poderá ser visto será em 2061. Mas os cometas deixam rastros em suas órbitas que podem durar dezenas ou até centenas de anos.
9 de fevereiro de 1986