Estrutura da célula animal. A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Histonas é um tipo de proteína encontrada nos cromossomos. As histonas se ligam ao DNA, ajudam a dar forma aos cromossomos e ajudam a controlar a atividade dos genes.
Em biologia, as histonas são as principais proteínas que compõem o nucleossomo. Têm um papel importante na regulação dos genes. São encontradas no núcleo das células eucarióticas. As histonas das Archaea são diferentes às histonas precursoras nos eucariontes.
De acordo com a biologia, histonas são as principais proteínas presentes no nucleossomo. ... A estrutura básica da cromatina é formada por 200 pares de bases de DNA ligados a um octâmero de histonas, duas moléculas de cada histona e uma molécula de histona H1.
Existem cinco tipos de HISTONAS que são chamadas de H1, H2A, H2B, H3 e H4. Elas variam em massa de cerca de 11kd a 21kd. Uma característica marcante das histonas é seu alto conteúdo de cadeias laterais de carga positiva: cerca de um em cada quatro aminoácidos é lisina ou arginina.
As modificações epigenéticas ocorrem nas partes "caudais" de duas histonas interligadas e podem ocorrer por acetilação - adição do grupo acetil (-CH3CO); deacetilacão - remoção do grupo acetil (Figura 2C), metilação - adição do grupo metil (-CH3); fosforilação - adição do grupo fosfato (-PO4); ou ainda, ubiquitinação - ...