O Esqueleto Humano tem a função de sustentar o corpo, além de proteger os órgãos internos. A seguir, apresentaremos tudo sobre a anatomia do sistema esquelético, analisando os ossos do corpo humano em um resumo completo.
Os membros superiores estão unidos ao eixo do esqueleto humano pela clavícula e pela escápula. Os inferiores se ligam com os ossos da cintura pélvica, os quais pela frente se articulam entre si e por detrás se unem ao sacro, extremo inferior da espinha dorsal.
Os músculos em conjunto com o esqueleto humano desempenham conjuntamente um papel importante nas funções do corpo, pois cada movimento destes, seja voluntário ou involuntário, depende do sistema esquelético e do sistema muscular.
Dois ossos pequenos, o sacro e o cóccix, na parte final da coluna vertebral, são fundidos, formando um só osso, o sacroccígeo.
O sistema esquelético é formado por ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Juntos esses tecidos formam o esqueleto humano.
As cartilagens presentes nas costelas possibilitam o trabalho da caixa torácica no ato de inspiração e expiração, quando os pulmões movimentam-se. O Esterno atua como proteção do coração e é dividido em três partes, sendo o lado superior o manúbrio, o corpo (região central) e apêndice xifoide, localizado no lado inferior. Já a clavícula tem a função de conectar os ossos dos membros superiores ao esqueleto axial.
A osteoporose pode apresentar-se também mais cedo na vida, como resultado de distúrbios metabólicos no sistema esquelético, tais como a diabete, o excesso de atividade das glândulas suprarrenais, ou como consequência de deficiências vitamínicas, particularmente de vitamina C, ou ainda por inanição.
A função dos ossos do corpo humano no sistema esquelético determina em grande parte a forma que terão e a substância que os formará. Os ossos fundamentalmente necessários para o equilíbrio do esqueleto humano, como é o caso dos ossos dos braços e das pernas, são longos; para flexibilidade, como na coluna e nos dedos, são geralmente curtos e irregulares; para proteção, são chatos, como os do crânio.
O esqueleto de um humano adulto possui 206 ossos que podem ser de muitos tamanhos e formatos diferentes. Eles são divididos em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
O periósteo é uma membrana fina e fibrosa que reveste a parte externa do osso, exceto onde existem articulações. Essa também é a região onde os músculos e tendões se ligam nos ossos.
A coluna aloja ainda a medula espinhal e suas ramificações que não só proporcionam comunicação entre o encéfalo e grande parte do corpo como também regulam muitas funções reflexas. A coluna vertebral, integrada por ossos tão fortes e tão bem protegida por meio de músculos, constitui uma das partes mais seguras do esqueleto humano.
Os ossos da perna possuem a função de sustentar todo o esqueleto humano. Portanto, possuem como principal característica a resistência, apresentando uma ótima capacidade de absorção de pressão. Os ossos da perna são formados por:
Os ossos do esqueleto humano devem ser suficientemente duros e fortes para suportar o peso e a pressão a que estão continuamente sujeitos, a tensão produzida pelo movimento por parte dos músculos e tendões, e os golpes acidentais que recebem. O desenvolvimento do esqueleto humano não termina com a maturidade. A infância é o período de maior crescimento em tamanho, resistência e forma do osso, mas a formação é um processo diário, que continua ao longo de toda a vida.
O esqueleto axial, que está ilustrado na cor branca na imagem acima, constitui a parte central do esqueleto, chamado de eixo vertical do corpo. Ele é composto pelos ossos do crânio e da face, a coluna vertebral, o tórax e o osso hioide.
Os ossos são elementos sólidos do esqueleto humano. Além de atuar como armação, muitos desempenham um papel importante na proteção de órgãos. O crânio, por exemplo, protege o tecido mole do cérebro; a espinha dorsal recobre a medula dorsal; os da pelve ajudam a resguardar os rins e outros órgãos do abdome; as costelas ajudam a proteger os pulmões e outros órgãos do tórax. Com a ajuda dos músculos aderidos a eles, os ossos tornam, também, possível o movimento.
Os três primeiros fazem parte do conjunto da articulação do joelho, componente imprescindível do sistema locomotor.
Localizado na extremidade superior do esqueleto humano, o crânio é constituído pelos ossos craniais propriamente ditos e os da face. O occipital apresenta uma grande abertura através da qual se une o encéfalo à medula espinhal, outras numerosas aberturas do crânio permitem a passagem a nervos e vasos sanguíneos. Os ossos da face se acoplam intimamente sob as órbitas dos olhos, em torno às cavidades nasal e bucal e nas bochechas.
A dieta de qualquer pessoa, não só das pessoas jovens e crianças em crescimento, deve incluir uma ampla provisão de alimentos que contenham minerais, proteínas e vitaminas, em especial as crianças, para uma boa formação dos ossos do esqueleto humano.
A série axial do esqueleto humano é formada pela cabeça, costelas, o esterno e a coluna vertebral; enquanto que os braços e pernas constituem a série apendicular. Dois cinturões ósseos, os ombros e a cintura pélvica, unem o eixo aos apêndices.