Nos dias de hoje muitas pessoas não sabem que antigamente os filhos de santo no mês de Agosto, saiam realmente as ruas para pedir dinheiro para poder fazer o olubajé. - A pipoca, a banana da terra frita, além da farofa de Omolu onde vão os seus axés.
Itan do porquê no Olubajé não leva comida de Xangô. Xangô mandou seus súditos convidar todos os orixás,exceto Babaluaiye,devido seu aspecto de pobre e doente no qual o rei temia. ... No dia daquela grandiosa festa, foram chegando todos e no dado momento todos começaram dar falta do senhor da Terra.
Pipoca é a oferenda principal de Omolú-Obaluaê É o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo ou azeite, em outros com areia.
Obaluaiê (em iorubá: Ọbalúwáiyé), Abalaú, Abaluê, Abaluiaê ou Obaluaê é o orixá da cura em todos os seus aspectos, da terra, do respeito aos mais velhos e protetor da saúde.
É aqui que começa a confusão com Omolu, já que ambos possuem campos próximos mas muito distintos entre si. Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Obaluaê, o “Rei, Senhor da Terra” ou, ainda, Omolu, o “Filho do Senhor” rejeita a utilização de utensílios de metal em alguns de seus rituais no continente mãe, pois admitir a utilização do metal seria submeter-se ao território de poder do orixá Ogum que, entre outros domínios, é o Senhor do ferro, patrono da ...
Nanã
Come com Ogum e Oiá. Veste de branco, preto e vermelho. Intoto : Suas contas são vermelho e preto. É um orixá cultuado em seu assentamento e não vira na cabeça de ninguém.
As cores dos Orixás na Umbanda
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Iansã que pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou a “mãe do entardecer”, portanto; o rosa é a cor de Iansã por excelência. Mas, Iansã se manifesta também através do amarelo, marrom e vermelho.
As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nunvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Yansã, comumente conhecida como Oya, nos traz o perfeito equilíbrio da energia do amor, fundamental para sermos guiados por nossa essência e desenvolvermos a empatia necessária com os nossos semelhantes, com a energia do raio azul de proteção e força para que tudo isso se dê sem jamais esquecermos do auto amor ou nos ...
Caboclas de Iansã
Qualidades: Iansã Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios. Iansã Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa.. Iansã Bagan – Oyá com fundamento com Oxossi, Ossaiyn,Exú, guerreira dos ventos os estreitos das matas.
Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.
As pedras deste chakra são: cristal de quartzo, diamante, topázio incolor, ametista, charoíta, fluorita, pirita, calcita dourada e ametrino.
Oxumaré é representado muitas vezes como uma cobra que morde a própria cauda, mostrando a continuidade, os ciclos, a mobilidade. Ele é o orixá do movimento, da riqueza e da fortuna. ... Por isso, ele é capaz de reger a energia do dinheiro e da fortuna e direcioná-la àqueles que oram por ele (e que realmente merecem).