Ela pode causar problemas graves como pneumonia, infecções no trato urinário, septicemia e infecções ósseas e tem os seguintes sintomas:
Procedimento: Colocar 0,5 mL de plasma em tubo de ensaio; Adicionar uma alçada de colônia diretamente no plasma de coelho com EDTA; Incubar por 4 h a 35±2ºC em estufa ou banho-maria; caso não haja formação de coágulo, incubar por 24 h.
Teste de CAMP
Coagulases são enzimas bacterianas capazes de coagular o fibrinogênio presente no sangue. O fibrinogênio, que é uma proteína do plasma produzida pelo fígado, é convertido pela coagulase em fibrina, formando coágulo.
A catalase é uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio. Para Staphylococcus, Streptococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacterium, Micrococcus, Bacillus, Moraxella catarrhalis.
Teste da catalase Se aparecem bolhas, o organismo é catalase-positivo (possui catalase, caso dos estafilococos), se não é catalase-negativo (estreptococos). As bolhas são formadas pelo oxigénio molecular libertado na reacção da catalase.
Foram consideradas coagulase-positiva as amostras que apresentaram formação de coagulo, independente da intensidade de coagulação. S. aureus (ATCC 25923) foi utilizado como controle positivo dos testes de coagulase e S.
Staphylococcus aureus coagulase-positivo é a espécie de estafilococos mais perigosa. A maioria das doenças por estafilococos ocorre com invasão direta do tecido e causa infecções cutâneas e de tecidos moles, pneumonia, endocardite ou osteomielite.
A identificação de cepas de estafilococos coagulase positiva formadoras de colônias atípicas a partir de queijos maturados sugere que, colônias deste tipo também devem ser submetidas aos testes de identificação. ... aureus, uma vez que outras espécies de estafilococos podem produzir pequenas quantidades dessa enzima.
A presença de Estafilococos coagulase-positiva evidencia a falta de condições higiênico-sanitárias durante as etapas de produção, processamento, distribuição, armazenamento e comercialização das amostras de queijo-coalho.
A intoxicação alimentar por estafilococos resulta da ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por determinados tipos de estafilococos, resultando em diarreia e vômito. Essa doença pode ser causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus.
Staphylococcus aureus. As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.
A infecção bacteriana é uma das principais causas da intoxicação alimentar, consequência de Salmonella e Staphylococcus aureus, que multiplicam-se rapidamente no interior do intestino. Essas bactérias podem contaminar frutas e verduras, laticínios, carnes e água.
O tratamento para a infecção por Staphylococcus epidermidis normalmente é feito com o uso de antibióticos, no entanto, o antimicrobiano de escolha varia de acordo com as características das bactérias, já que muitas possuem mecanismos de resistência.