O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O pâncreas e a vesícula biliar, assim como o fígado, não fazem parte do tubo digestivo; mas estão localizados na cavidade abdominal, estando associados ao processo digestório, realizam tarefas fundamentais na digestão química dos alimentos.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Na boca o alimento é mastigado e umedecido pela saliva. Ao engolir o alimento ele passa pela faringe e esôfago, chegando ao estômago. No estômago o alimento é amassado, misturado e umedecido pelo suco gástrico, continuando o seu processo de transformação.
Resposta. Resposta: Após a mastigação, o alimento é engolido e passa pro esôfago, onde há uma pequena cartilagem q funciona como "valvula" (a epiglote), q fecha automaticamente a entrada da laringe e impede q o alimento siga pelo sistema respiratório.