A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura.
PREPARO PARA O EXAME:
Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário; Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; Transportar ao laboratório, em até 2 horas; Não é necessário estar em jejum para fazer o exame.
Além disso, alguns medicamentos, exames com contraste e alimentos também podem alterar a cor da urina, fazendo que fique cor de rosa, vermelha ou verde, por exemplo.
- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar. - Para urina primeiro jato, colher os primeiros 10 a 20 mL de urina (não ultrapassar o volume de 20 mL). - Para urina recente (jato médio), desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio (cerca de 30 mL).
Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.
Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta.
Beber água interfere no jejum? Não, pois a água não contém substâncias que interferem nos processos metabólicos. Mas, se for fazer exame de urina, é importante beber água com moderação para evitar a diluição da urina.
Os médicos indicam que o teste de curva glicêmica seja realizado em jejum de 10 a 12 horas. Também é recomendado que o paciente não tenha feito nenhum tipo de atividade física ou fumado antes do exame. Já o consumo de água está liberado.