A reação II apresenta especies em equilíbrio.
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre os reagentes e produtos de uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. ... Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes.
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
A montagem da tabela depende inicialmente de:
Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. Ela é utilizada sempre que nos referimos ao estabelecimento ou não de equilíbrio em uma reação química. ... Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.
Kc = 2 mol/L O valor de Kc é adimensional, não possui unidade relacionada à alguma grandeza. Agora, vejamos um exemplo, que contém também produtos desde o início: Exemplo 2: Em um recipiente fechado, com capacidade de 5 L, em temperatura T, há 2 mol de gás hidrogênio, 3 mol de gás iodo e 4 mol de iodeto de hidrogênio .
Efeito da concentração Quando há um equilíbrio químico, o sistema está balanceado. O sistema em equilíbrio pode sofrer uma perturbação quando: Aumentamos a concentração de um componente da reação. Diminuímos a concentração de um componente da reação.