Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
As raízes laterais ou secundárias originam-se, ao contrário da raiz principal, a partir do periciclo da raiz, que é a camada de células mais externa do cilindro vascular. ... A principal função da raiz, na maioria das plantas vasculares, é a absorção de água e de nutrientes.
não e função da folha ( ) sustentar a planta ( ) liberar oxigênio produzido na fotossíntese através dos estâmatos ( ) fotossíntese ( ) transpiração ( ) respiração
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
Já as folhas peninérveas, encontradas na maioria das plantas, possuem suas nervuras ramificadas e podem ser encontradas nas plantas dicotiledôneas (que possuem dois cotilédones) como feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango ...
As membranosas, com poucas camadas de células, encontradas em lugares úmidos e poucos expostos ao sol nas florestas.
Resposta:qualquer folha com alguma alteração para realizar função diferente dessas é uma folha modificada. essas folhas podem realizar fotossintese, ou não. essa folhas podem ser espinhos, catáfilos, brácteas, gavinhas, filódios e carnívoras.
Têm a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto, reduzindo vibrações e deformações na laje. ... Também são indicadas para distribuir eventuais cargas concentradas sobre a laje.
Designação de elementos estruturais salientes da espessura de lajes para o aligeiramento destas.
A arquitetura gótica deu origem à abóbada nervurada, uma variação da abóbada de aresta criada na arquitetura romana. Ela se diferencia pela utilização de nervuras diagonais estruturais que lhe suportam o peso e o descarregam sobre pilares.
Com relação aos arcos, o arco ogival possuía a vantagem de poder cobrir áreas retangulares. Tais vãos anteriormente requeriam a construção de dois arcos que alcançavam alturas diferentes, criando transições difíceis para os pedreiros.