Lato sensu e stricto sensu nas leis De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.
O que é a Pós Graduação Primeiramente, Pós-Graduação é tudo quem vem depois da Graduação. Seja ela, uma especialização, mestrado ou doutorado. ... O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica direcionado para o mercado de trabalho.
O que é uma especialização? Especialização é um tipo de formação lato sensu, o que significa dizer abrange todos os tipos de cursos que são feitos depois da graduação, sempre com o objetivo de aperfeiçoar uma determinada área do conhecimento ou da ocupação escolhida.
A principal diferença entre os cursos é que na pós-graduação é necessário o diploma do curso de graduação, ao contrário da extensão universitária. ... No final do curso de extensão, o estudante recebe um certificado de conclusão. A pós-graduação disponibiliza um diploma e título ao profissional.
Curso de extensão é aquele que não faz parte do currículo da graduação. Trata-se de uma atividade complementar e, claro, optativa. Ele permite que o profissional aprenda sobre temas que não foram abordados na graduação, ou se aprofunde em temas que a graduação abordou, mas de maneira superficial.
Ofertados em curta duração, em média 3 meses, os cursos de extensão oferecem certificado emitidos por uma faculdade, com validade em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
360 horas
Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.
360 horas
Curso de aperfeiçoamento Ao contrário dos cursos de extensão, os de aperfeiçoamento são mais voltados para quem já está trabalhando em algum cargo específico e que, normalmente, já realizaram uma graduação relacionada.
Diferenças entre especialização e aperfeiçoamento Veja: Cursos de aperfeiçoamento: cursos com carga horária mínima de 180 horas, destinados a profissionais no exercício de uma determinada ocupação. ... Cursos de especialização: cursos de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas.
Se você participou de atividades de extensão como público/ouvinte, você pode inserir essa informação em Formação > Formação complementar.
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional. A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.
A formação inicial é o aperfeiçoamento. profissional, em serviço. d) A formação continuada é decorrente do curso que profissionalizou o docente.
A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.
Curso curta duração (8 a 40h), média duração (41 a 70h), longa duração (71 a 120h). Co-orientações não existe no Lattes, incluir em Outras informações. Evento de extensão quando busca atingir a comunidade como um todo e deverá ser incluído na aba EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C&T.