Gases emitidos à atmosfera, como o óxido de enxofre, reagem com a água e formam os ácidos sulfúrico e sulfuroso. Já a reação do gás nitrogênio com a água forma os ácidos nítrico e nitroso. Esses são os principais ácidos que compõem a chuva ácida.
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais. ... Como se vê, a presença destes ácidos é que torna a chuva acidificada.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
As regiões mais afetadas pela chuva ácida são a Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos. No Brasil, esse fenômeno ocorre com mais intensidade nas cidades com grande concentração industrial (São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro).
Possíveis soluções:Utilizar os transportes menos poluentes como o metro;Utilizar transportes colectivos: ao diminuir o número de carros, o número de poluentes diminui;Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica e, por ventura, energia nuclear ...
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
Ao precipitar, a chuva ácida aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade. A taxa de decomposição também é afetada negativamente, retardando a decomposição vegetais. A mudança máxima da acidez ocorre na camada de húmus.
Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.
Resposta. Ela polui o solo, mata plantas, coroe monumentos e podem contaminar a água. A chuva ácida é formada por gases tóxicos jogados na atmosfera.
O dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera já torna a chuva levemente ácida, mesmo em condições naturais. ... Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.
Formação da chuva A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.
corrói monumentos, destrói plantações, altera o regime de chuvas em diversas regiões, devasta vegetações ...
Resposta. Quando a chuva ácida H₂SO₄ se encontra com o mármore CaCO₃, acaba ocorrendo uma reação química em que o resultado é instável, e com isso o H₂O E O CO₂ se separam da substância tornando-a CaSO₄ (que forma o gesso) e o CO₂, gás carbônico é liberado no ar, causando diversos problemas ambientais.
O ácido sulfúrico presente na chuva ácida reage com o mármore, que é o carbonato de cálcio em sua forma cristalina (CaCO3(s)), e de pedra-sabão, que em sua constituição apresenta o carbonato de sódio (Na2CO3(s) ).
D)Qual o seu efeito sobre o mármore? E sobre a natureza? R: As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore em gesso. Na natureza a chuva ácida está matando peixes de rios e lagos e destruindo florestas.
Reação entre ácido sulfúrico e mármore Nessa reação, ocorre a formação do sulfato de cálcio, que é o gesso, e do ácido carbônico, que se converte em água e gás carbônico.
Pode causar deteorização no meio ambiente, do tipo que queimam aos poucos a vegetação, corroem monumentos e prédios, na agua, se cai com frequencia, as acidez pode prejudicar algumas formas de vida marinha, e até matar peixes, para o ser humano isso também é prejudicial, pelo consumo de alimentos poluidos pelas chuvas, ...
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
Resposta. Resposta: é formada por diversos ácidos como, o nitrogênio e enxofre, o que são resultantes da queima de combustíveis fósseis.
Óxidos de carbono, enxofre e nitrogênio. 4. Qual o principal fator que agrava o efeito da chuva ácida natural, resultando na chuva ácida prejudicial. O acúmulo de gases poluentes como o dióxido de enxofre e de nitrogênio.
Compartilhe! (Univali-SC) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d'água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. ... Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico.