Os dedos são chamados de fingers:
1º dedo: polegar, dedão ou positivo. 2º dedo: indicador ou apontador. 3º dedo: dedo médio ou dedo do meio. 4º dedo: anelar ou anular.
Dedo polegar , Anat : a) o primeiro dedo da mão, mais curto e grosso; mata-piolho, polegar, pólex, pólice; b) o primeiro dedo do pé e o mais grosso; dedão, dedo grande do pé.
Dedo mindinho, Seu vizinho, Pai de todos, Fura bolo, Mata piolho.
— o dedo médio, como é o maior, é designado precisamente por maior de todos, maioral ou, ainda, por pai de todos; — o dedo indicador é, por sua vez, o fura-bolos, porque é esse o dedo usado para se enfiar um dedo num bolo (acto que é associado às crianças);
Um estudo realizado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que o tamanho dos dedos da mão diz muito sobre as características das pessoas. Nos homens, por exemplo, pode medir a quantidade de hormônios e, por consequência, a probabilidade do aparecimento de certas doenças.
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
É constituído por 5 ossos metacarpianos que são numerados no sentido látero-medial em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos da mão. Considerados ossos longos, apresentam uma epífise proximal que é a base, uma diáfise (corpo) e uma epífise distal que é a cabeça.
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé).
As fraturas na mão podem ocorrer por trauma direto sobre a mão ou por movimentos de torção. Pode-se quebrar a mão ao esmagar um dedo em uma porta, ou torcer um dedo em um esporte com bola. Lesões no trabalho, como acidentes com serra ou ferramentas, também são causas frequentes de fraturas.
As falanges correspondem aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. ... As falanges são classificadas em: Falanges proximais: localizadas na base do dedo. Falanges médias: entre as falanges proximais e as distais.
O osso piramidal (também chamado de osso pé, ou triquetal) está localizado no punho, no lado medial da fileira proximal do carpo, entre o semilunar e o pisiforme....
Na espécie humana os artelhos são formados por três falanges, exceto pelo hálux (ou dedão), que conta com apenas duas. Etimologicamente a palavra artelho deriva do substantivo latino articulus, que significa articulação, junta de ossos.
Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do pé ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.
[ Anatomia ] Dedo grande do pé, constituído por duas falanges. 2. [ Zoologia ] Primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados de quatro patas.
Caracteriza-se por desordem degenerativa da maior articulação do primeiro dedo do pé, que leva ao desgaste da cartilagem (artrose), com formação de bicos, protuberâncias ósseas e rigidez. A evolução da doença pode causar o bloqueio completo do movimento do dedo.
O hallux valgus é o tipo de joanete que afeta o primeiro dedo ou “dedo grande” do pé, sendo esta a deformidade mais comum (tipo de joanete mais frequente).
Uma das mais comuns é o joanete, ou hálux valgo. Sua principal característica é a formação de uma saliência óssea na articulação metatarsofalângea do hálux , ou seja, na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés).
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.
O desconforto provocado pelo joanete normalmente pode ser aliviado com o uso de palmilhas ortopédicas, separadores de dedos, uso de remédios anti-inflamatórios ou massagens nos pés.
A cirurgia de joanete percutânea é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, onde são realizados pequenos orifícios por onde são introduzidos os instrumentos que permitem corrigir a deformidade. Esta técnica permite que o procedimento seja realizado em ambulatório (sem necessidade de internamento).
Geralmente, a cirurgia de joanete é feita no consultório do ortopedista sob anestesia local e, por isso, é possível regressar a casa poucas horas após o final da cirurgia.
Sim. No caso de indicação cirúrgica ela pode ser feita pelo SUS. Sugiro procurar hospital aonde existam médicos ortopedistas especialistas em cirurgia do pé e tornozelo, pois este tipo de cirurgia muitas vezes pode ser complexa e necessita de cirurgião experiente.
Normalmente o apoio após cirurgia é liberado entre 6 a 8 semanas de pós operatório. Após 3 meses o osso deve estar consolidado. Mas a reabilitação pode ser mais longa. Pode demorar uns 6 meses para andar normalmente.