EQST

Quais Os Direitos E Deveres Do Assistente Social Em Relaço Aos Seus Usurios?

Quais os Direitos e Deveres do assistente social em relação aos seus usuários?

2º Constituem DIREITOS do/a assistente social: a- garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código; b- livre exercício das atividades inerentes à Profissão; c- participação na elaboração e gerenciamento das políticas ...

São princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social?

O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

São princípios fundamentais de acordo com o Código de Ética de 1993 exceto?

São Princípios Fundamentais, de acordo com o Código de Ética de 1993, exceto: • Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

O que é o Código de Ética Profissional do Assistente Social?

A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social.

Como referenciar o código de ética do serviço social?

Código de Ética profissional do/a Assistente Social. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social,1993. _______. Lei nº 8.

Quais são as penalidades aplicáveis ao assistente social que infringe o código de ética?

Art. 24 - As penalidades aplicáveis são as seguintes: a) multa; b) advertência reservada; c) advertência pública; d) suspensão do exercício profissional; e) cassação do registro profissional. Parágrafo único - Serão eliminados dos quadros dos CRESS, aqueles que fizerem falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos.

Qual foi o primeiro código de ética do serviço social que rompeu com o conservadorismo profissional?

Na realidade brasileira, os códigos de ética profissionais podem ser considerados exemplos dessa afirmativa, salvo os revistos nos anos 80 e 90. Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional ? O Código de Ética de 1993. O Código de Ética de 1975.

Qual perspectiva sustentava o trabalho do assistente social na época do primeiro código de ética?

perspectiva histórico-materialista.

É reconhecido por seu compromisso com a classe trabalhadora Elegendo-o como valor Ético-político Central e como o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos códigos de ética profissionais brasileiros Trata-se do parte superior do formulário?

A economia e a política. Pergunta 6 1 em 1 pontos É reconhecido por seu compromisso com a classe trabalhadora, elegendo-o como valor ético-político central e como o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos códigos de ética profissionais brasileiros. Trata-se do: Resposta Selecionada: e.

É dever do assistente social cumprir os compromissos assumidos respeitando a lei de Deus?

É dever do Assistente Social: Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus.

Qual o papel do Cfess?

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

O que são as Diretrizes Curriculares do serviço social?

A proposta das Diretrizes Curriculares da ABEPSS aponta para a formação de um perfil profissional com “capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para a apreensão teórico-critica do processo histórico como totalidade. ...

Quando o assistente social pode quebrar o sigilo profissional?

Art. 17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.