Características da República Velha
Tem como causas principais: A contração de empréstimos externos; A desvalorização da moeda; A emissão (fabricação) de dinheiro sem lastro-ouro. O país era levado a crises e desequilíbrios constantes possibilitando diversas revoltas como a de 1922 (18 do Forte), a de 1924 em São Paulo e a própria revolução de 1930.
A República Velha significou na História do Brasil o início de mudanças profundas na sociedade, como a modernização econômica e a composição populacional. ... A produção agrícola ainda era o carro-chefe econômico da República Velha e o café continuava a ser o principal produto de exportação brasileiro.
A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica. Outras características importantes desse período foram mandonismo, clientelismo e coronelismo. O Convênio de Taubaté foi um acontecimento importante, pois garantiu os interesses dos cafeicultores paulistas.
A política econômica comandada por Getúlio Vargas durante os anos de 1930 a 1945 teve quais características. ... industrialização nacionalista, intervenção do estado na economia.
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.
No plano econômico, em pleno contexto da Segunda Guerra Mundial, depois de árduas negociações e de manobras diplomáticas espetaculares, Vargas conseguiu financiamento norte-americano para a implantação do pólo siderúrgico brasileiro, com a criação da Cia. Siderúrgica Nacional e da Cia.
Foi criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome Programa Nacional. Em 1938, passou a ter transmissão obrigatória com horário fixo das 19 às 20h, e seu nome mudou para A Hora do Brasil. Em 1962, adotou o nome A Voz do Brasil, que mantém até hoje.
Durante o governo de Vargas no Estado Novo (1930 - 1945) o rádio foi usado como uma ferramenta de propaganda política, sendo usado para divulgar os feitos do governo varguista, denunciar os dissidentes políticos (principalmente os comunistas, aliados de Prestes) e promover a ideia de uma nação unida sob a bandeira da ...