A necessidade de exploração da mais-valia para a produção de capital e sua acumulação levou ao fortalecimento das relações sociais de produção capitalista.
Resposta. Resposta:A expansão das forças de produção e da organização do trabalho capitalista, com o assalariamento e a exploração da mais-valia, proporcionou um avanço tecnológico que ficou conhecido como Revolução Industrial.
Resposta. Resposta: Mudou várias coisas, antes o sistema tinha como grande parte dele um sistema baseado na troca, onde os senhores feudais davam parte de sua plantação para os colonos, que cuidavam da mesma e construíam sua moradia no terreno do senhor feudal.
4) Como o capitalismo implantou uma nova forma de valorizar as mercadorias? R. Utilizando o dinheiro como equivalente geral, que já era adotada anteriormente, mas ocupando um espaço central na dinâmica comercial.
A consolidação do capitalismo modificou amplamente a vida da maioria das pessoas. Grande parte da população camponesa deixou suas terras e passou a trabalhar nas fábricas – isso gerou um aumento substancial das cidades e, consequentemente, da população.
1° fase - Capitalismo comercial ou pré-capitalismo. 2°fase - Capitalismo industrial. 3°fase - Capitalismo financeiro. 4°fase - Capitalismo informacional.
Primeira fase do sistema capitalista: Capitalismo Comercial (Século XV – XVIII) A fase do capitalismo comercial é também chamada de pré-capitalista. Naquele momento ainda não havia industrialização e o sistema estava baseado em trocas comerciais.
Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. ... Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil.