O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
As Escolas de Serviço Social européias não datam todas na mesma época. ... Do início do século XX até os anos vinte, foram registrados outros sete casos de surgimento de cursos de serviço social: França (1907), Suíça (1908), Suécia (1910), Áustria (1912), Finlândia (1918), Noruega (1920) e Bélgica (1920).
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
Amstardã
Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
A questão dos métodos são discutidos e estudados por grande parte da categoria, expressando-se em três principais correntes: Positivismo, Marxismo e Fenomenologia, entre outras, que são tidas pela profissão ao longo do seu processo de ruptura com o conservadorismo.
Quais foram os intelectuais de vanguarda do Documento de Sumaré? Iolanda Guerra,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão . Ana Augusta de Almeida,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão .
Significado de Reconceituação substantivo feminino Ação ou efeito de reconceituar; em que há ou ocorre uma nova conceituação.
do domínio da ditadura militar brasileira, o espaço do Assistente Social se limitava a meros executores de políticas sociais nas comunidades. ... As políticas sociais tornavam-se meios utilizados para amenizar principalmente as consequências das contradições existentes na relação Capital X trabalho.