O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
O sujeito é um termo essencial da oração sobre o qual se faz uma declaração e pode ser classificado em vários tipos, de acordo com o núcleo que apresenta. Como você já deve saber, o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração.
“(EF08LP06) – Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores)”. “(EF07LP06C) – Empregar adequadamente regras de concordância verbal em situações comunicativas (escrita ou oral)”.
Vozes do Verbo
O sujeito, numa oração, é o ser que pratica a ação ou corresponde a determinado estado. É um dos dois termos essenciais da oração.
Na voz ativa, a ação verbal expressa é realizada pelo sujeito da oração. Na voz passiva, o sujeito da oração é o alvo da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele a recebe. Na voz reflexiva, o sujeito da oração é, ao mesmo tempo, agente e alvo da ação indicada.
Na voz passiva o sujeito é paciente e, assim, não pratica, mas recebe a ação. Exemplos: A vítima foi vista ontem à noite.
Os verbos de ação são aqueles que indicam uma ação, isto é, o próprio verbo exprime algo que foi feito pelo sujeito agente, seja um desejo, ação, acontecimento, etc. Exemplos de verbos de ação: Sair, ir, falar, pensar, gritar, jogar, cair.
Verbos de estado, também conhecidos como verbos estativos, são os verbos que traduzem a posse de uma situação no sujeito. São exemplos de verbos de estado: falar, permanecer, morar, ter, amar, sentir e achar.