Regras de acentuação gráfica
Aprendendo as regras de acentuação
Exemplos com acento agudo e circunflexo:
"Qual a diferença entre um acento grave e agudo"? Como não deve ignorar, graficamente estes acentos distinguem-se pela inclinação: grave `, agudo ´. ... O acento grave tem agora utilização muito restrita na língua. Usa-se na prática exclusivamente para a contracção à e para a família àquele, àquela, àqueloutro, etc.
Em português, o acento grave indica a crase, a junção da preposição a com os artigos a e as ou com um pronome iniciado por a (aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo e aqueloutro).
1) O acento agudo é o mais utilizado em português;
O acento agudo (´) é um sinal gráfico utilizado em todas as vogais da língua: a, e, i, o, u. Eles marcam a sílaba tônica (mais forte) de uma palavra e, portanto, são utilizados nas vogais abertas e semiabertas.
Para fazer aparecer um acento agudo sobre a letra E/e, pressione e segure a tecla Alt e, em seguida, pressione a letra E. Para usar um 'e' minúsculo acentuado, basta soltar a tecla Alt e pressione a letra 'e' mais uma vez.
Se o acento circunflexo aparece em cima das vogais "a", "e", "o", indicando que a silaba tônica é a vogal, o acento agudo é usado nas vogais abertas “a”, “e”, “o” e nas semivogais “i” e “u”. Além disso, o acento agudo é usado nas vogais nasais representadas por alguns dígrafos (ín, ím, ún, e úm).
O acento agudo é usado na representação das vogais abertas /á/, /é/, /ó/ e também de /i/ e /u/. Exemplos: água, época, óbvio, ícone e útil. Além disso, o acento agudo aparece nos dígrafos ín, ím, ún, e úm, que representam vogais nasais. Exemplos: índio, ímpio, único e plúmbeo.
O uso do acento agudo tem por objetivo o registro do timbre aberto de algumas vogais. O registro da posição das sílabas tônicas de uma palavra pode ser marcado pela presença de uma acentuação gráfica, ou seja, é uma tentativa da língua escrita em registrar uma forma diferenciada no modo da fala de algumas sílabas.
O acento agudo indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta. Veja os exemplos: café, abricó, carcará.
Resposta: O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. Por isso, não deve ser omitido no momento da escrita nem no momento da fala, pois pode prejudicar a comunicação.
Significado de Acento [Fonética] Tipo de pronúncia ou entoação característica de uma região ou de um indivíduo em particular; sotaque.
Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.
Quando usar a crase?
A palavra vem do grego krásis, que significa combinação, fusão, mistura. Já o acento grave é uma sinal gráfico que indica que há uma crase (encontro do artigo feminino “a” com a preposição “a” ou encontro da preposição “a” com os pronomes demonstrativos “aquele, aquela, aqueles e aquelas”).
Via regra geral, temos frases contendo crase quando um verbo transitivo indireto que pede preposição "a" for sucedido por um substantivo feminino. Exemplo 1: "Refiro-me à causa por que luto". >> Caso especial: quando "à" quer dizer "à moda de/do".
Quando não usar crase?
Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas. Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo.
Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. ... A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
A crase caracteriza-se como a fusão de duas vogais idênticas, relacionadas ao emprego da preposição “a” com o artigo feminino a (s), com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos – aquela (s), aquele (s), aquilo e com o “a” pertencente ao pronome relativo a qual (as quais).
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. ... Aprender a colocar o acento depende, sobretudo, da verificação da ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.