Os Metais Alcalino-Terrosos tem baixa densidade, são coloridos e moles. Todos são sólidos. Apesar de não reagir com água tão rápido como os Metais Alcalinos, os Metais Alcalino-Terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos. Na reação com Halogênios eles formam sais iônicos.
Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalino-terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de oxidação +2 (pois também são altamente reativos, e, nos casos do cálcio, estrôncio e bário, são tanto quanto os elementos da família 1A).
A série química dos metais alcalinoterrosos (denominada de metais alcalinos-terrosos por livros mais antigos) são os elementos químicos do grupo 2 (antiga família 2A) da tabela periódica, sendo formada pelos seguintes elementos: Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra), sendo ...
Características físicas dos metais Apresentam brilho; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição, com exceção do mercúrio (Ponto de fusão: 38,83oC; Ponto de Ebulição: 356,7oC); São dúcteis (podem ser transformados em fios); São maleáveis (podem ser transformados em lâminas);
Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductibilidade, tenacidade, etc.
Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.
Qual é o resultado de uma ligação iônica? O resultado de uma ligação iônica é, como o próprio nome diz, a formação de íons (cátions e ânions)! Os íons nada mais são que elementos que perderam ou ganharam elétrons, ou seja, saíram da sua configuração inicial e apresentam uma nova carga.
A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Esta ligação acontece, geralmente, entre os metais e não metais. Metais – 1 a 3 elétrons na última camada; tendência a perder elétrons e formar cátions. Elementos mais eletropositivos ou menos eletronegativos....Ligação iônica.