Figuras simétricas correspondem à forma ou arranjo, de partes em lados opostos de um plano, reta ou ponto considerado o eixo simétrico, tendo cada parte em um lado, a sua contraparte, em ordem reversa, forma equidistante, espelhada.
A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore. Para obter o conceito de simetria podemos realizar atividades variadas!! O homem tem tentado compreender e criar a ordem, a beleza e a perfeição, através dos tempos, por meio do sentido da simetria.
A Matemática está presente em todos os domínios científicos mostrando e demonstrando a sua unidade no funcionamento da Natureza. Desde os caracóis aos girassóis, das imagens médicas às variações da bolsa de valores podemos encontrar a ciência dos números como base de múltiplos fenómenos.
Resposta. Um perfeito exemplo de simetria encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria. Todavia existem figuras que podem ter vários eixos de simetria ou nenhum. A simetria bilateral é imediatamente detectada na imagem da cabeça de uma coruja.
A simetria na Natureza é um fenómeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espírito humano, remetendo-o para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição. ... As rectas que levam a esse tipo de divisão chamam-se eixos de simetria da figura.
A simetria perfeita ocorre quando um elemento é dividido em dois lados exatamente iguais.
Outros exemplos são: os fractais (girassol, floco de neve), as figuras regulares (favo das colmeias), os sólidos geométricos (esferas: planeta Terra), as curvas matemáticas (vulcões), espiral (caracol), geometria microscópica (dupla hélice do DNA).
Os números opostos também são denominados simétricos, isto é, números que quando representados na reta numérica possuem a mesma distância da origem. O surgimento dos números opostos estão diretamente ligados a formulação do conjunto dos números inteiros.
Quando se quer saber se uma figura ou um objeto qualquer é simétrico ou assimétrico, deve-se traçar uma linha dividindo-o ao meio. Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura simétrica. Se os dois lados forem diferentes, ela é assimétrica. Portanto, o eixo é a linha que divide as figuras em duas metades iguais.
Resposta. Substitua os seus números na fórmula do eixo de simetria. Para calcular o eixo de simetria de um polinômio de segunda ordem na forma ax2 + bx +c (uma parábola), use a fórmula x = -b / 2a.
O contrário de simetria é: 1. dissemetria, desigualdade, dissemelhança, disparidade, diferença, discrepância, desarmonia.
Um número será o oposto ou simétrico de outro número quando for representado em uma reta numérica e possuir a mesma distância da origem em relação a outro número. ... Podemos afirmar que o oposto ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem é igual à distância de – 7 à origem.
1. Que está do outro lado (em frente; detrás; na outra extremidade). 2. Contrário.
O simétrico de 5 , é o oposto dele . Logo o simétrico de 5 é -5 .
Para isso, apenas troque o sinal presente no número: Simétrico de -7 é 7. Simétrico de 3 é -3. Simétrico de 5 é -5.
Veja os exemplos: Exemplo 1 – No número 1563, o algarismo 5 possui valor absoluto 5 assim como o algarismo 6 possui valor absoluto 6.
Resposta. Três pares de números simétricos possíveis são -7 e 7, -1 e 1, e -1000 e 1000. ... No caso a referência é o número zero, portanto os pares de números devem apresentar a mesma distância absoluta em relação a esse ponto. Sendo assim, três pares possíveis são -7 e 7, -1 e 1, e -1000 e 1000.
-8 fica +8.