As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes. Também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas. ... Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.
Existem várias espécies de cianobactérias capazes de produzir toxinas, também chamadas de cianotoxinas. As cianotoxinas funcionam como uma proteção contra predação e podem causar danos graves se ingeridas pelos seres humanos.
Esses organismos podem viver em diversos ambientes, inclusive em condições extremas: rios, estuários, mares, rochas, paredes, troncos de árvores, águas de fontes termais, lagos antárticos, regiões com altas concentrações de salinidade, etc.
Reino Monera
As cianobactérias podem ser encontradas em variados habitat, contudo, são facilmente encontradas na água doce. E obtêm seus nutrientes através da fotossíntese, elas produzem seu próprio alimento.
A coloração das cianobactérias pode ser explicada através da presença dos pigmentos clorofila-A (verde), carotenóides (amarelo-laranja), ficocianina (azul) e a ficoeritrina (vermelho). Todos estes pigmentos atuam na captação de luz para a fotossíntese.
Reino Monera
As cianobactérias são maiores que os restantes procariontes, não apresentam órgãos locomotores, e realizam fotossíntese com o auxílio de pigmentos fotossintéticos variados, como a clorofila a, os carotenóides (pigmentos amarelos), a ficocianina (pigmento azul) e a ficoeritrina (pigmento vermelho).
Ao contrário dos seres dos reinos anteriores, estes são procariontes, ou seja, não possuem um núcleo celular organizado, e unicelulares. ... Além disso, são organismos altamente adaptáveis e vivem, portanto em qualquer habitat, seja na terra, no ar ou na água.
Resposta. Olá! As cianobactérias são: Procariontes, autotróficas, fotossintetizantes, suas células não tem cloroplastos, também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas.