As principais entidades do serviço social brasileiro são: o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
São entidades sem possibilidade de existência legal, pois nosso sistema não as prevê. Coordenam politicamente seus filiados, que podem ser sindicatos, federações, confederações e associações das mais diversas.
Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS. (CFESS, 2007, p. 36).
Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. ... Competência é “Capacidade, aptidão para alguma coisa”.
O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, ...
Vale ressaltar que demandas são as imposições ou exigências feitas aos profissionais ora pela sociedade, ora pelo mercado de trabalho. ...
Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, seriam elas: absenteísmo, insubordinação, etilismo; e ainda conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças; controle e disciplinamento, tudo aquilo que de alguma forma ...
Os 5 maiores desafios da assistência social
Assim concluímos que a efetivação do projeto ético-político é um grande desafio tendo em vista que o dia-a- dia da prática profissional enfrenta contradições e limites, e que a efetivação do projeto ético-político ainda é uma possibilidade, um vir a ser. profissional, ética e prática profissional.
Ele: tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...
O Projeto Ético-Político do Serviço Social, que assume essa nomenclatura somente na década passada, se constrói com base na defesa da universalidade do acesso a bens e serviços, dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais e da democracia, em virtude por um lado da ampliação das funções democráticas do Estado ...
AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.
Os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social são: a explicitação de princípios e valores ético-políticos; • a matriz teórico-metodológica em que ele se ancora; • a crítica à ordem social vigente; • as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
Resposta. Resposta: Técnica , teórica e afetiva.
A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.
Regras da ABNT. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado. A começar pelo próprio sentido retratado pela palavra “projeto”, fica fácil compreendermos o porquê da existência dessa importante tarefa desempenhada pelo pesquisador.