O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.
Neste tipo de planejamento, o principal benefício é o processo participativo no planejamento em si. ... b) Em um planejamento participativo, os profissionais de cada área devem se concentrar nas suas atividades, ajudando os gerentes a terem as informações necessárias para gerar planejamento.
O planejamento participativo é o processo que envolve a organização do trabalho em grupo de uma instituição escolar. Também tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.
Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias.
Um Planejamento Estratégico conduzido de forma participativa é o elemento-chave para se alcançar envolvimento de todo um órgão. O maior problema dos Planejamentos Estratégicos tradicionais, tanto no setor privado quanto no público, é o pós-planejamento, isto é, a execução da estratégia.