Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
A criação da empresa estatal fez com o que grupos políticos criassem fortes desavenças contra Vargas, já que o petróleo era alvo de interesses políticos estrangeiros alimentados por representantes do governo brasileiro. Assim, a monopolização da extração do petróleo, não agradou em nada os políticos do país.
Durante o governo Vargas, foram criadas empresas estatais como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Petrobras. A legislação trabalhista também foi modernizada, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garantiu direitos como férias remuneradas, jornada de trabalho de oito horas diárias e salário mínimo.
Na madrugada do dia 2 de abril, o então presidente da Câmara, Rainieri Mazzilli, foi empossado no posto presidencial como presidente provisório. Ele ocupou o cargo até o dia 15 de abril, data em que o general Humberto Castelo Branco se tornou o presidente do Brasil, inaugurando, portanto, o regime ditatorial que durou até 1985.
Vargas governou o Brasil por 15 anos, de 1930 a 1945, e depois voltou ao poder em 1951, sendo deposto em 1954. Durante seu governo, o nacionalismo e o desenvolvimentismo foram os pilares da política econômica. O Estado passou a ter um papel mais ativo na economia, com a criação de empresas estatais e a regulamentação do trabalho.
Apesar da emenda proposta por Vargas, o desgaste do Estado Novo era evidente. Durante o ano de 1945, vários movimentos começaram a surgir, como o “Queremismo”.
Em 31 de março de 1964, tropas do exército comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho se deslocaram de Minas Gerais para o Rio de Janeiro para promoverem o golpe de Estado.
Percebendo as ações dos militares e de uma parcela da população, Vargas não ficou quieto. Assim, como emenda da Constituição de 1937, anunciou o Ato Adicional, em 1945.
Uma semana depois, em 19 de março de 1964, ocorreu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, na cidade de São Paulo, com o intuito de manifestar a insatisfação em relação ao governo e às suas medidas.
Nos anos 90, o Brasil passou por um período de transição para a economia neoliberal. O presidente Fernando Collor de Mello implementou políticas de privatização e abertura comercial, mas seu governo foi marcado por escândalos de corrupção e impeachment em 1992.
O anúncio do Ato Adicional garantiu a ocorrência da eleição presidencial no Brasil. Como consequência, os partidos políticos se organizaram para lançar seus candidatos ao pleito eleitoral tanto para o cargo máximo da nação, presidência, quanto para as disputas municipais e estaduais.
Em 1946, foi promulgada uma nova Constituição, a partir das ideias centrais dos representantes políticos que foram eleitos, em 1945. Sendo assim, a Quarta República teve, de fato, início com a eleição de Eurico Gaspar Dutra como presidente.
A Quarta República resultou do declínio do regime ditatorial de Vargas, conhecido como Estado Novo, que vigorou de 1937 a 1945.
Fontes: Brasil Escola, Info Escola, Escola Kids e História do Mundo
O fim da Era Vargas veio, então, após o presidente substituir o chefe da polícia do Distrito Federal, João Alberto, pelo seu irmão, Benjamin Vargas. Com isso, tinha início a República Populista, também chamada de Quarta República.
Ou seja, enquanto no Brasil a censura dominava os grupos, no exterior, as tropas brasileiras defendiam os valores democráticos. A conta, naquela época, não fechava e a situação deu início a um desconforto na elite brasileira.
Período Populista
A Quarta República, também conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil.
Lista de presidentes do Brasil
Fernando Henrique Cardoso, governou de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003; Luiz Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011 e Dilma Rousseff, de 2011 a 2015 e de 2015 a 2016. Rodrigues Alves foi presidente de 1902 a 1906, e foi eleito novamente em 1918, mas morreu antes de tomar posse.
O ex-presidente Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, governou o país em dois mandatos (2003 até 2006, e de 2007 até 2011). ... Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social.
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. ... A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza.
Histórico: O CadÚnico foi instituído por meio do Decreto nº 3.
em 2001
Para saber se seu nome está no CadÚnico, você deve:
Atualização do CadÚnico Por isso, é preciso dizer que a atualização dos dados cadastrais também pode ser feita pelo telefone pelas redes sociais ou pelo acesso à Caixa Econômica Federal (CEF) com o auxílio do Google Assistant.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Programas sociais do governo
Se trata do programa Renda Cidadã que, se aprovado, deverá substituir o tradicional Bolsa Família a partir de 2021 diante da disponibilização de um recurso mínimo que deve ser em média de R$ 300,00, valor equivalente ao atual pagamento do auxílio emergencial que terminará em dezembro deste ano.
Para participar do Programa as famílias devem ser residentes e domiciliadas no Município de São Paulo há 2 (dois ) anos, na data do cadastramento; ter renda familiar bruta per capita mensal inferior ou igual a R$ 175,00; ter filhos e/ou dependentes, sendo pelo menos um deles com idade inferior a 16 (dezesseis ) anos; e ...