Resposta. As principais causas foram: acumulação primitiva de capital e aparecimento das máquinas, aparecimento das máquinas à vapor, do tear mecânico e das máquinas de fiar, que revolucionara, no século XVIII, as técnicas de produção industrial.
Antes da Revolução Industrial, o processo produtivo era feito de forma manual de duas maneiras: uma artesanal, um sistema doméstico de produção, onde o mestre artesão era o dono dos meios de produção, do capital (investido e lucrado), da força de trabalho além de participar de todo o processo de produção; outra ...
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal.
Antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente, algumas vezes com a ajuda de máquinas simples. ... A mecanização tornou os métodos de produção mais eficientes pois os produtos passaram a ser produzido mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
Resposta: Antes da revolução industrial os processos eram artesanais, a população vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Visando aumento da produção, começaram a aparecer as fabricas.
O mundo se transforma e com ele o homem que o transformou, desta vez na companhia das máquinas que são, não apenas a causa, mas também agentes ativos dessa transformação.
A principal indústria no período da Primeira Revolução Industrial era têxtil. Nesse período, surgiram diversas indústrias de tecidos de algodão que utilizavam o tear mecanizado. ... O desenvolvimento tecnológico alcançado nesse momento possibilitou que novas técnicas e maquinários fossem introduzidos na produção têxtil.
Os grandes expoentes da indústria do ferro e de navios em termos de magnitude e organização da produção, eram os estabelecimentos de máquinas e construção naval do século. XIX. ... Raízes da Indústria no Brasil: a pré-indústria fluminense, 1898-1860.
Resposta. Resposta: O processo de industrialização, propiciado pela Revolução Industrial iniciada na Europa, foi o fator propulsor da urbanização no Brasil, que teve seu início no século XX. A modernização do campo vivida no período da industrialização provocou um expressivo êxodo rural.
- O processo de urbanização refere-se ao crescimento das cidades em virtude do aumento populacional. ... - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo. - Atualmente mais da metade da população mundial vive na zona urbana.
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.
A urbanização brasileira ganhou impulso somente na década de 1930. O desenvolvimento das cidades passou a atrair milhares de migrantes do campo para a cidade. Sobre o assunto, é possível afirmar que: * O processo de urbanização brasileiro foi planejado e adequado a sua população.
Os principais fatores responsáveis pela queda do êxodo rural no Brasil são: a quantidade já escassa de trabalhadores rurais no país, exceto o Nordeste, que ainda possui uma relativa reserva de migrantes; e os investimentos, mesmo que tímidos, para os pequenos produtores e agricultores familiares.