Quando você recebe sinais ambíguos de um cara que gosta, pode ser frustrante e, bem, confuso, também! Ele quer ou não quer ficar com você? Sinais ambíguos podem ter origem nas inseguranças ou na dificuldade que ele tem de se comunicar, mas, às vezes, este é o jeito que ele encontrou para demonstrar desinteresse. Abaixo nós vamos ensinar você a decifrar esses sinais sutis e saber exatamente o que fazer com cada um deles.
Não dá para pensar que a mulher poderá estar livre do machismo, sempre há um jeito de oprimir. A origem está no desprezo masculino, na manutenção de seu poder. Não interessa se ganha mais ou menos, se tem bunda grande ou pequena.
Com o passar do tempo em certos relacionamentos, os homens vai deixando de ser comunicativos com a parceira,por exemplo não manda mais aquela mensagem de bom dia, aquela mensagem oi tudo bem.
Isso também explica porque as atenções estão totalmente centradas nessa pessoa e de um momento para outro se dá conta de que passa o dia inteiro pensando nela, a ponto de parecer obsessivo.
Um homem apaixonado tem medo de perder a pessoa que ama quando surge uma discussão ou um problema no relacionamento. A paixão é muito intensa e é percebido como muito difícil assumir um rompimento nesse estado.
Algumas pessoas parecem fumaça e desaparecem, do nada, sem um motivo aparente. Um desses sinais é quando essa pessoa não manda mais mensagens, o que pode ser interpretado como uma atitude estranha quando vem de alguém com que estávamos acostumados a trocar mensagens frequentemente. Nessa hora, pode surgir a dúvida: 'Por que ele/a não manda mais mensagens?'.
Fala-se em masculinidade tóxica, mas estamos abandonando esse termo para usar a palavra hegemônica, que é a que está aí para ser seguida por todos. Claro que há homens que fogem a essa regra, mas na maioria dos casos, essa cartilha é seguida.
Um cenário possível, apesar de indesejável, é que houve algum mal-entendido que acabou afastando essa pessoa do grupo social. É muito importante destacar que a comunicação assertiva é protagonista das relações interpessoais e tudo conta: o tom de voz, a linguagem corporal, empatia e as palavras utilizadas são elementos prioritários para uma comunicação saudável que permita a fluidez dessa relação interpessoal. É por essas e outras que o estilo de comunicação assertiva é uma das grandes habilidades para a vida.
É válido lembrar que exercer o papel dominante na relação não significa ultrapassar os limites do respeito. Falar firme e assumir a liderança relacional são coisas distintas de tratamento abusivo. "As mulheres precisam atentar-se para não se reproduzir o modelo inverso daquilo que sempre abominaram nas relações machistas e não se transformarem, de fato, em uma tirana tosca com seu parceiro", pontua Mara.
Uma vez, ele estava entrando no cinema com ela quando deram de cara com uma ex, que saia da sala. Sabedor da fera que tem em casa, meu conhecido fez um mínimo movimento com a cabeça, esboçou um terço de um sorriso e cumprimentou: Oi Paula. Foi o que bastou. Assim que a ex virou as costas, A Fulana saltou sobre ele, possessa: Oi Paula? Oi Paula? Você pensa que eu sou idiota? Acha que eu não percebi?...
Os homens são às vezes os piores em demonstrar seu carinho. Eles não gostam de usar palavras para expressar seu amor e principalmente expressá-lo através de ações.
Como o sujeito é bonito e as mulheres perceberam que ele está acuado, virou alvo das provocações femininas. É convidado a torto e a direito para sair, jantar, beber, dar e receber carona... Ofertas que ele recusa ou ignora, com a cara conformada de quem virou alvo das piadas do bando. Quando se queixa, não é da namorada, mas da falta de senso das colegas do trabalho, que não dão folga: Assim a Fulana me expulsa de casa.
Não deixa de te ligar, de perguntar como você está, te convida para algum lugar, sempre tenta ter a certeza de que você está gostando do que estão fazendo, se você está doente se oferece para cuidar de você, entre outras coisas.
Se ele sempre está falando de você para os outros, principalmente para a família e amigos, e quando se reúnam para fazer alguma coisa, e ele sempre faz questão que você vá a essas reuniões, com certeza ele esta muito interessado em você.
Questionar comentários jocosos e piadinhas é uma forma de levar à reflexão, conforme a psicóloga clínica Raquel Mello, do Rio de Janeiro (RJ). "Pergunte: será que ser 'pau mandado' é respeitar quem está ao seu lado, é partilhar objetivos, dar um exemplo de igualdade e respeito para os filhos?", pergunta.
Leia também>Como Recuperar o Interesse de Um Homem – 15 Maneiras Eficazes
Eu tento mostrar o subtexto de situações cotidianas. Por exemplo, ao falar sobre o dia do futebol com os amigos. É como se estar com a parceira fosse um trabalho árduo, então precisa de um dia de folga. E aí se torna uma disputa em que ele vai exercer sua masculinidade, mostrando o poder, porque esse dia é sagrado.
Diferentemente dos coaches de relacionamento que tomaram as redes sociais, Marques não dá dicas de como fazer o homem voltar a se interessar por você, mas sim adapta as teorias às quais se debruça à vida prática, destrinchando o machismo enraizado nos padrões de comportamento e mostrando como eles se repetem. "Muitas mulheres me escrevem falando sobre alguma questão que abordo e dizendo que pensavam só acontecer com elas. E aí se dão conta de que tem até nome e descobrem as artimanhas dos caras."
Outra variável a ser considerada é a iniciativa. Algumas pessoas esperam que isso venho do outro; e se é ele/a que sempre inicia a conversa, talvez esteja esperando o mesmo de você, que você tome a iniciativa e mostre que também está interessado nele/a.
De acordo com Joselene L. Alvim, psicóloga clínica de Presidente Prudente (SP) e especialista em Neuropsicologia pelo setor de Neurologia do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), com as mudanças do papel feminino e sua inserção em todos os contextos, e não apenas na esfera doméstica como antes, a mulher passou a reivindicar seus direitos e desejos, ou seja, passou a se colocar.
Não são poucos os homens que ainda se preocupam muito com sua imagem de "macho" perante o círculo social. "Eles não gostam de admitir que amam uma mulher, que preferem estar ao lado dela em muitas situações antes compartilhadas com os amigos e que uma relação séria produz mudanças no comportamento", comenta Rejane Sbrissa, psicóloga clínica de São Paulo (SP). Daí, quando veem algum colega feliz com a namorada ou a esposa, projetam seus medos e anseios nesse relacionamento, detonando-o ou ridicularizando-o.
Um aspecto importante de mencionar é que o sistema de recompensa se encontra no sistema límbico (responsável por gerar emoções) se ativa, isso faz com que as pessoas foquem seus objetivos em estar com o amado e em planificar o próximo encontro.
"Assim, ver um amigo que atende aquilo que a parceira solicita é visto por tais pessoas como submissão, ou seja, uma inversão de papéis, mesmo que ultrapassados, e não como igualdade de direitos", explica, destacando que a divisão de papéis não significa submissão, apesar de machistas verem dessa forma. "A submissão em si é algo patológico, pois implica em reprimir os desejos, tornando a relação dependente do outro", completa.
Se estiver com frio, ele lhe oferecerá o casaco. Se você estiver com fome, vou me certificar de que você encha o estômago. Se você precisa de conforto, está lá para segurá-la.
Por que ela/e não manda mais mensagens? Por quem pessoa se afasta? Assim como no caso da timidez, a insegurança em uma pessoa tem o potencial de aliená-la do ambiente social. No caso de uma pessoa insegura, o distanciamento pode ser devido ao medo de rejeição, que surge da dúvida se ela será aceita ou não.