Essa vitamina possui funções importantes no corpo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue.
Nas células o retinol necessita ainda ser convertido a forma ativa, sendo transformado em retinaldeído e finalmente em ácido retinóico. As fontes dietéticas de vitamina A podem ser divididas em vitamina A pré-formada e a provitamina A.
O todo-trans-beta-caroteno apresenta duas dessas estruturas, enquanto todos os demais carotenoides pró-vitamínicos A apresentam apenas uma. Deste modo, o beta-caroteno é o metabólito vegetal mais importante como fonte de vitamina A, podendo ser convertido, através da clivagem enzimática, em duas moléculas de retinol.
Absorção e transporte As Vitaminas Lipossolúveis são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos. Quando adquirida através de alimentos de origem animal, a vitamina A é consumida sob a forma de palmitato de retinila.
Adultos: duas a quatro gotas ao dia. Não administre medicamentos diretamente na boca das crianças: utilize uma colher para pingar as gotinhas. Gestantes e lactantes com ingestão inadequada de alimentos ricos em vitaminas A e D: duas a quatro gotas diárias a fim de manter o aporte diário recomendado de vitaminas.