Essa regra leva em conta o ciclo menstrual de 28 dias. Se o seu ciclo for de 30, é preciso acrescentar dois dias ao resultado final. No último exemplo, a data prevista do parto seria então 8 de julho. Se o ciclo for de 26, subtraem-se dois dias, então seria 4 de julho.
Os bebés nascidos entre as 28 e as 33 semanas têm boas ou muito boas probabilidades de sobrevivência, graças às possibilidades da medicina moderna. A probabilidade de sobrevivência destes bebés prematuros varia entre os 96% e os 98%.
Dormir de costas (posição supina) a partir de 28 semana de gravidez aumentou o risco de morte do bebê em 2,6 vezes. A posição supina no fim da gravidez está associada à redução do fluxo sanguíneo para o útero, por isso o melhor é ficar de lado.
Recém-nascidos com baixo peso são aqueles com peso ao nascer inferior a 2500g e os de muito baixo peso são aqueles que apresentam peso ao nascer menor que 1500g(7).
Há três classificações para prematuros: até 28 semanas são os extremos, até 32 os muito prematuros, até 34 os moderados e até 37 os tardios. Quanto antes saem da barriga, mais problemas podem ter. Mas, um dia, a UTI sai de sua vida.
Após nascer, o bebê com baixo peso pode precisar ficar internado em uma unidade de terapia intensiva, dependendo das suas condições de saúde, entretanto, nos casos em que o bebê não apresenta complicações e tem mais de 2.
Servir quantidades menores de comida, mas com mais frequência.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.