Nestes casos é recomendado que:
Furar as bolhas de queimadura Elas agem como uma espécie de "curativo natural" que protege a pele contra agentes externos, diminuindo o risco de infecções da ferida e outras possíveis complicações.
Em casos de queimaduras de segundo e terceiro grau é necessário fazer uma raspagem ou desbridamento, processo que nada mais é do que uma limpeza da ferida para tirar pele morta e resíduos.
A curetagem é o termo usado para descrever a raspagem cirúrgica, que pode ser usada para limpar uma cavidade de corpo do corpo estranho, para remover tecido doente tal como tumores ou crescimentos ou para obter uma biópsia que possa ser usada para o diagnóstico.
Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, radiação, eletricidade ou substâncias químicas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e, justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau (da camada mais superficial para a mais profunda).
As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha, não passando de 20 minutos devido ao risco de hipotermia, retirada da roupa, desde que não aderida à pele, escovação da pele no caso de ...
"O método mais eficaz e adequado de interrupçao da queimadura é a irrigaçao com grandes volumes de água a temperatura ambiente. O uso de água fria ou gelo é contraindicado3. Uma forma eficaz de tratamento de queimaduras recentes é a aplicaçao de curativos estéreis e nao aderentes.
As roupas devem ser removidas desde que não estejam aderidas à pele e busca-se resfriar a lesão e aquecer o paciente, através de manta térmica ou cobertores. Em casos de queimaduras químicas, retirar o excesso do agente causado com gaze e irrigar os olhos exaustivamente em caso de lesão ocular.
O cuidado inicial ao paciente que sofreu queimadura nao envolve apenas as lesoes ocasionadas com o agente causador. Assim, o primeiro cuidado é a manutençao da permeabilidade das vias aéreas, reposiçao de fluidos e controle da dor. Sao medidas que têm por finalidade diminuir complicaçoes devido ao trauma térmico.
A conduta correta frente a uma vítima queimada é sem dúvida:
Cubra a queimadura Após o resfriamento da queimadura, cubra com uma roupa ou atadura solta e limpa. Não rompa as bolhas. Isso pode levar bactérias para dentro da ferida. Nunca coloque óleo ou gordura (incluindo manteiga, ou pomadas médicas) na queimadura.
Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.