Alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo e que geram uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico (alergenos). Elas também podem acontecer pelo contato da pele com determinados objetos, como pulseiras de plástico, metal ou couro, óculos, botões de metal, elásticos e esmalte.
Estes sintomas podem aparecer poucos minutos ou atГ© horas apГіs o contato com o alГ©rgeno, sendo importante, lavar a pele com ГЎgua abundante e sabГЈo com pH neutro assim que surgem os sintomas.В
Em casos graves de alergia na pele, podem surgir sintomas de anafilaxia, como inchaГ§o na boca, lГngua ou garganta, dificuldade para respirar, devendo-se procurar o pronto socorro mais prГіximo imediatamente, pois pode colocar a vida em risco. Nestes casos, normalmente sГЈo administrados remГ©dios aplicados diretamente na veia ou no mГєsculo, por exemplo. Veja como Г© feito o tratamento da anafilaxia.В
O diagnГіstico de uma alergia deve ser realizado por mГ©dico clГnico geral, pediatra, alergista e imunologista. Durante a consulta, o mГ©dico irГЎ avaliar o histГіrico clГnico e exames fГsicos do paciente.
Alguns sintomas alérgicos são potencialmente graves e até mortais como, por exemplo, o edema de glote (que pode obstruir a respiração). A resposta alérgica sistêmica é chamada de anafilaxia e dependendo da severidade ela pode causar reações graves e, inclusive a morte.
Entre os sinais mais comuns de alergia, contam-se: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica); olhos vermelhos e coceira da conjuntiva (conjuntivite alérgica); respiração difícil e dispneia (asma, alergia respiratória); erupções como eczema, urticária e dermatite de contato (alergia de pele).
A imunoglobulina é uma proteína normalmente circulante no sangue. Quando ela identifica algum agente invasor estranho ao organismo ela reage imediatamente, fixa-se a ele e libera histamina, que é a substância que determina os sintomas alérgicos.
A urticГЎria Г© um tipo de alergia na pele, que pode ser causada por picadas de inseto, medicamentos, alergias a alimentos, como amendoim, ovo ou frutos do mar, alergia ao tecido da roupa, pГіlen, lГЎtex, suor, ou variações de temperatura, como calor ou frio extremo, por exemplo. Veja outras causas da urticГЎria. В
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma reação alérgica crônica da pele, mais comum em bebês e crianças com até 5 anos, mas também pode ocorrer em adultos, geralmente causada por várias fatores, como frio ou calor, fumaça, poluição, detergentes e sabão de lavar roupa muito concentrados e contato com tecidos sintéticos, por exemplo.
O diagnГіstico da alergia na pele Г© feito pelo dermatologista ou alergologista atravГ©s da avaliação dos sintomas, exames de sangue ou o teste de alergia, que Г© realizado no consultГіrio mГ©dico aplicando diferentes substГўncias na pele, para verificar o surgimento dos sintomas. Veja como Г© feito o teste de alergia. В
A alergia pode ser controlada. Г‰ necessГЎrio que a pessoa evite os fatores alergГЄnicos durante a vida. Se bem feito, o tratamento pode trazer qualidade de vida normal ao paciente.
AlГ©m disso, a ГЎgua termal tambГ©m Г© uma excelente opção para usar nestas situações, pois hidrata a pele e reduz a coceira e a irritação. ConheГ§a outros remГ©dios caseiros para tratar a alergia na pele. В
A alergia na pele na gravidez pode acontecer devido Г s alterações hormonais e do sistema imune que ocorrem naturalmente durante este perГodo, o que pode deixar a grГЎvida mais sensГvel ao surgimento de uma alergia na pele indesejada.
Nestes casos, Г© recomendado que tente acalmar a pele com cremes ou loções que ajudam a aliviar o desconforto e a irritação na pele, sendo recomendado que consulte o dermatologista ou alergologista logo que possГvel.
Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves de reação anafilática ou anafilaxia, como inchaço nos olhos e boca, dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, pois pode colocar a vida em risco.
Alergia medicamentosa: provocada por substГўncias quГmicas presentes em alguns remГ©dios, pode causar vermelhidГЈo, coceira, edema facial, erupção cutГўnea, anafilaxia.
O rash cutâneo, também conhecido como exantema, pode surgir devido ao contato com substâncias irritantes, como detergentes, borracha ou látex ou até mesmo por infecções virais como dengue ou Zika. Veja outras causas do rash cutâneo.
Esse tipo de alergia na pele Г© mais comum nas dobras dos braГ§os e joelhos, mas tambГ©m pode surgir nas bochechas e prГіximo Г s orelhas dos bebГЄs, ou no pescoГ§o, mГЈos e pГ©s em adultos. Saiba identificar a dermatite atГіpica.В
Na fase aguda, o tratamento é feito com antihistamínicos e corticoides por via intramuscular ou endovenosa. Nas alergias respiratórias pode-se fazer também nebulização com substâncias que dilatam os brônquios. Outros medicamentos apenas sintomáticos podem e devem ser prescritos conforme a necessidade de cada pessoa.
Os tratamentos para alergias sГЈo feitos em associação de tratamento clГnico com a eliminação do agente alergГЄnico. Os tratamentos clГnicos podem ser medicamentosos ou por imunoterapia.
As substâncias geralmente são inaladas, ingeridas, injetadas ou colocadas em contato com a pele. Pode haver também hipersensibilidade congênita ou hereditária. Quando o organismo apresenta uma reação de hipersensibilidade, diz-se que ele está sensibilizado. As reações alérgicas são bastante específicas a um determinado estímulo e o organismo sensibilizado só reage a ele ou a outros de estrutura muito semelhante. Uma substância que cause alergia em determinada pessoa, não necessariamente causa alergia em outra. Quando os alergenos entram em contato com o organismo, as células produtoras de anticorpos são ativadas e determinam a liberação de mediadores potentes, principalmente histamina, que acabam por provocar os sintomas alérgicos.
Existem diferentes tipos de alergia na pele, como urticГЎria, dermatite de contato, ou dermatite atГіpica, por exemplo, que podem ser controladas evitando a exposição Г s substГўncias que as desencadeiam, ou realizando o tratamento com o uso de remГ©dios anti-histamГnicos ou corticoides, na forma de comprimidos ou pomadas, indicados pelo dermatologista ou alergologista.В