Mito. É permitido comer de tudo contato que se saiba comer. É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho.
Milho, pipoca, rapadura e pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar braquete, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e provocar uma dificuldade acrescida na higienização.
Não coma batatas fritas Mesmo que seja um grande fã de batatas fritas, esqueça-as! Estes e outros alimentos com maior solidez podem ficar alojadas entre os arcos dos seu aparelho ortodôntico. Além disso, a oleosidade fica na superfície dos dentes e vai formando uma placa envolta do metal.
Os pegajosos e grudentos, grudam no aparelho e são trabalhosos de tirar, provocando uma enorme dificuldade na limpeza. Bolacha recheada, por exemplo, além de ser bem dura para morder, tende a deixar o recheio grudado por todo aparelho, comprometendo o seu sorriso.
6 dicas de como se adaptar ao aparelho dentário sem lesões e sofrimentos
Use analgésicos para aliviar o desconforto Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho. Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.