Resposta. Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.
O que é Brado Retumbante: Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".
Sujeito: Quem é que ouviu? Resposta: As margens plácidas do Ipiranga; sujeito simples, pois apresenta um só núcleo: margens. Verbo transitivo direto: ouviu, pois quem ouve, ouve algo/alguém. Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico, pois as margens ouviram o quê?
Heróico: também é um adjetivo, que significa dizer: aquilo que é digno de um herói; bravo, corajoso, valente, épico. Brado: é um susbtantivo masculino. Tem o significado de grito, de voz forte e enérgica de maneira a ser ouvida longe ou com temor.
Hino Nacional do Brasil. gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade.
Hoje, falaremos um pouco sobre o hino. A Figura de Linguagem HIPÉRBATO é caracterizada pela inversão sintática dos termos de uma oração. O Hino Nacional Brasileiro, por possuir inúmeras inversões sintáticas, torna-se um excelente exemplo de HIPÉRBATO.
18 estrofes e 50 versos.
O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.
Classificação das estrofes
Cisne Branco
Finalmente a letra Na segunda parte do hino, as frases alteradas foram "Entre as ondas do mar e o céu profundo" por "Ao som do mar e à luz do céu profundo" e "O pavilhão que ostentas estrelado" para "O lábaro que ostentas estrelado".
Salve!" - 'Paz no futuro e glória no passado'." Explicação: "Lábaro" se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já "verde-louro" é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e "flâmula" também significa bandeira.
“Os grilhões que nos forjava/Da perfídia astuto ardil…/Houve mão mais poderosa:/Zombou deles o Brasil” Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).
No horizonte do Brasil Nós já conhecemos o termo mãe gentil da letra do Hino Nacional, se referindo à nossa terra, o Brasil. Nesses primeiros versos, o escritor diz aos filhos da pátria, os brasileiros, que eles já podem olhar com alegria para seu país, porque a liberdade já chegou.
Resplandece a do Brasil. Brava gente brasileira! No trecho “Já raiou a liberdade” o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um “sol” que já raiou, ou seja, já é uma realidade. ... “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.
Evaristo Ferreira da Veiga e Barros