EQST

Como Identificar Silepse?

Como identificar silepse?

Classificação

  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Quais são os tipos de silepse?

A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.

O que é elipse e exemplos?

Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...

O que é silepse de número exemplos?

* Silepse de número: ocorre quando o sujeito é um coletivo e o verbo passa a fazer a concordância no plural. Observe o exemplo: ... (Observe que “público” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “começaram” está no plural.)

O que é uma concordância nominal?

A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).

Quando ocorre a concordância nominal?

Concordância nominal ocorre quando há concordância em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular) entre o substantivo e o adjetivo que o caracteriza.

Como ocorre a concordância nominal?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

É bom concordância nominal?

Observação: Se o sujeito vier antes de artigo ou palavra equivalente, a concordância nominal será obrigatória. Exemplos: Esta pimenta é boa. É necessária muita tolerância.

É permitido concordância nominal?

e) As palavras: proibido, necessário, permitido, bom, quando precedidas de artigo, o adjetivo concordará em gênero com o substantivo: A entrada é proibida. A apresentação da carteira é necessária. ... Entretanto, se o substantivo tiver sentido genérico, o adjetivo permanece invariável.

Como saber se a frase tem concordância nominal?

Concordância nominal

  1. O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
  2. Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
  3. Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
  4. O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Quais são os casos especiais de concordância nominal?

Mesmo, próprio, quite, leso, incluso, anexo, obrigado, entre outros, devem concordar normalmente com a palavra a que fazem referência: Ele mesmo disse isso. Eles mesmos disseram isso. Ela mesma disse isso.

O que é um erro de concordância nominal?

A concordância nominal é a relação estabelecida entre o substantivo e seus determinantes (pronomes, artigos, adjetivos e numerais). Para isso, é necessário haver uma concordância entre os termos, quanto ao gênero e ao número. Exemplo: A moça loira chegou para a consulta.

O que é um equívoco de concordância nominal?

Verificado por especialistas. Nessa frase, tem-se um equívoco de concordância nominal quando o adjetivo difícil é predicativo do sujeito, tendo mais de 1 substantivo no núcleo, nesse caso, seria necessário por no plural .

Quanto às regras de concordância nominal e verbal O único item correto é?

Quanto às regras de concordância nominal e verbal, o único item CORRETO é: Os diversos Estudos estão organizados por meio de Disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento.

O que quer dizer a palavra concordância?

Significado de Concordância substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.

Como seria a forma correta de acordo com as regras de concordância?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

O que acontece quando não seguimos as regras de concordância?

Resposta. Resposta: Tudo texto tem que ter coesão e coerência, quando não seguimos as regras de concordância pode-se dar um outro sentindo ao que outra pessoa vai ler .

Como acontece a regra de concordância com o sujeito simples?

1) Em caso de sujeito simples, o verbo concorda com o núcleo em número e pessoa: O aluno chegou atrasado. 2) Nos casos referentes a sujeito representado por substantivo coletivo, o verbo permanece na terceira pessoa do singular: A multidão, apavorada, saiu aos gritos.

É permitida a entrada de animais?

E são invariáveis quando o sujeito não for precedido de artigo ou outro determinante. Frase correta: É proibida a entrada de animais. ... Essa frase pode ser reescrita como “A entrada de animais é proibida”.

O que acontece com os verbos quando alteramos o sujeito da frase?

A concordância verbal é como um verbo se comporta com as demais palavras quando alteramos ou construímos uma frase. O verbo pode concordar com a maioria das palavras, mas como sempre existem as exceções.

Como justificar uma frase de concordância verbal?

Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.

Qual o sujeito do verbo somos?

Verbo ser concordando com o sujeito Eu sou estudiosa. Nós somos estudiosas. Ele será um excelente advogado.

Quando o sujeito composto aparece posposto ao verbo?

Quando o sujeito composto aparece posposto ao verbo, este não concorda com o elemento mais próximo ou fica no singular. ... Se houver a 1ª pessoa (eu, nós), ela prevalece sobre todas as outras, se houver 2ª pessoa (tu, vós), o verbo pode ficar na 2ª ou na 3ª pessoa do plural.

Quando o sujeito composto e posposto ao verbo * 1 ponto a o verbo pode combinar com o mais próximo?

Quando o sujeito composto é posposto ao verbo: a) O verbo pode combinar com o mais próximo. > Com o sujeito posposto, o verbo pode concordar com o núcleo mais próximo.

Quando o sujeito composto e posposto ao verbo * Brainly?

quando o sujeito composto aparece posposto ao verbo,este concorda com o elemento mais próximo ou fica no plural: foi ao cinema a mãe,o filho e a filha. foram ao cinema a mãe, o filho e a filha.

Como o sujeito composto modifica o verbo?

a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo.