EQST

Por Que A Produço De 2 3 BPG Importante Em Indivduos Vivendo Em Cidades A Grandes Altitudes?

Por que a produção de 2 3 BPG é importante em indivíduos vivendo em cidades a grandes altitudes?

Os níveis de 2,3-BPG aumentam em condições de hipóxia prolongada, como a permanência na altitude. É uma adaptação à diminuição na oferta de oxigênio, que visa compensar essa disponibilidade diminuída com um aumento da liberação de O2 pela hemoglobina.

Qual a importância da hemoglobina para a respiração discuta a afinidade por O2 CO2 e CO?

Como já salientado, uma das principais funções da hemoglobina é transportar gases pelo corpo. É essa proteína que leva oxigênio dos pulmões para os tecidos e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.

Quais as alterações ocorrem em nosso organismo no efeito Bohr durante o exercício físico e qual a alteração na afinidade da hemoglobina pelo oxigênio em consequência disso?

Esse efeito foi identificado em 1904 pelo fisiologista dinamarquês Christian Bohr, pai do físico Niels Bohr. Ou seja, a ligação entre a Hb e o O2 resulta em uma liberação de prótons que diminui o pH. Portanto, uma diminuição do pH (aumento de H+) resulta em uma dissociação entre o oxigênio e a hemoglobina.

Onde ocorre o efeito Bohr?

Efeito de Bohr é um fenômeno que descreve a tendência da hemoglobina a perder afinidade pelo oxigênio em ambientes mais ácidos (e a ganha em ambientes mais alcalinos). Este efeito é mais bem observado no sangue na circulação próxima aos tecidos não-alveolares, longe das trocas de gases dos pulmões.

Como ocorre o transporte de oxigênio e CO2 no sangue?

É por difusão que as moléculas de O2 movem-se do gás alveolar para o sangue que percorre os capilares pulmonares. É também por difusão que esse gás move-se do capilar sistêmico até as mitocôndrias nos diversos órgãos sistêmicos. O movimento do CO2 é no sentido oposto, mas também processa-se por difusão.