2. As críticas em relação ao conceito de saúde são bastantes válidas porque, de fato, o ser humano não consegue estar bem em todas as esferas da vida porque a vida é conflito. Entretanto, este conceito possui a função de ser um objetivo a ser alcançado pelas pessoas.
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido.
Em que ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou o “novo” conceito de saúde, enfocando os aspectos biopsicossociais? a) 1948.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu, em 22 de janeiro de 1998, que “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.” O conceito de saúde, posto nessa ampla dimensão, obrigou as universidades do mundo inteiro a se ...
Resposta. O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Anote aí:
Foi com base nessa definição que Ramon Luiz Moreira chegou aos sete pilares da qualidade de vida, são eles: alimentação, exercícios físicos, sono, trabalho, afetividade, sexualidade e lazer.
Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos
Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.
O envelhecimento ativo também preconiza que as pessoas idosas participem na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades. Para além disto, também propicia proteção, segurança e cuidados adequados quando necessários (OMS, 2005).
Até 2060, a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que a cada quatro brasileiros um será idoso. Se a atual expectativa de vida é de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, até lá será de 77 para eles e 84 para elas.
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade, do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Dicas de saúde para envelhecer com qualidade de vida
Envelhecer também significa mudanças e muitas vezes perdas, além de ganhos, como: a aposentadoria, a viuvez, o ninho vazio, assumir papéis como os de avós e cuidadores de pessoas dependentes, assim como ter que conviver com sua própria perda de autonomia e algumas doenças crônicas.