Os solos são corpos naturais formados pela desagregação das rochas, eles são variados e formados pela desintegração das partículas que compõem a rocha, o nome desse processo é intemperismo....São exemplos:
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
Massapé é um tipo de solo de cor bem escura, quase preta, encontrado na região litorânea do nordeste brasileiro. O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. ... Ele se forma através da decomposição do granito, em regiões tropicais que possuem estações seca e úmida bem definidas.
Resposta. sua característica de um solo mais escuro, argiloso e muito fértil, eles se formam a partir da decomposição do calcário,do gnaisse e outras rochas , é localizado no litoral nordestino e é bastante usado na agricultura de cana de açúcar.
Zonais: são os solos caracterizado por serem maduros, bem delineados e profundos. São subdivididos em: latossolos, podzóis, solos de pradaria e desértico. Azonais: solos pouco desenvolvido e muito rasos. Dividem-se em solos aluviais e litossolos.
Solos Azonais - solos que rasos que não possuem características bem desenvolvidas e não possuem relação com o clima, dividem-se em solos aluviais (provenientes de sedimentos fluviais presente em áreas de formação recente em planícies úmidas) e litossolos (solos inférteis e em locais muito inclinados).
Eluviais ou Zonais: Quando o solo se forma a partir do intemperismo local, ou seja, decomposição da rocha matriz local. Principais características: Tem o fator climático como principal elemento de formação. São solos maduros (fase podzólica), ou seja, possuem horizontes A, B e C.
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
Voçoroca, boçoroca, ou buracão é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.
Esse “buraco” recebe o nome de voçoroca, também é conhecido como boçoroca (oriundo do tupi-guarani: ibi-çoroc) e significa terra rasgada. É um dos tipos de erosão causados pelas chuvas, chamado de erosão pluvial.