Sim, existe o platônico, o correspondido, o doentio, o desesperador.. Mas o utópico é aquele entre duas pessoas, e duas pessoas que se amam de verdade. É aquela incrível vontade de ficar junto, como se nada mais no universo tivesse a menor importância.
A distopia, no grego antigo, significa literalmente "lugar ruim". A palavra é usada para descrever um lugar, uma época, uma comunidade ou uma sociedade imaginários onde se vive de forma precária, sofrida, sob um regime autoritário e muito desespero.
Que se refere a uma ideia irrealizável: 1 irrealizável, impossível, utopista, utopístico, ilusório, fictício, vão. Que é fruto da imaginação: 2 imaginário, quimérico, fantasioso, irreal, ideal, fantástico, fabuloso.
Resposta. O sonho é algo imaginário. A utopia então é algo que direciona, ou deveria, todos os esforços para uma ponto em comum. Talvez um ideal.
Significado de Utópico adjetivo Que se refere à utopia; característico da utopia. [Por Extensão] Que possui caráter de utopia; que está no âmbito do sonho; que é resultado da imaginação; quimérico ou fantasioso. Etimologia (origem da palavra utópico). Utopia + ico.
adjetivo Que se refere à utopia; característico da utopia. [Por Extensão] Que possui caráter de utopia; que está no âmbito do sonho; que é resultado da imaginação; quimérico ou fantasioso.
substantivo masculino Movimento artístico que, lançado na França em 1924 por André Breton, se caracteriza pela expressão espontânea do pensamento, de impulsos, do inconsciente, prevalecendo o sonho, o instinto, o desejo, em detrimento da lógica, da ordem moral e social, atacando padrões (filosóficos, políticos, ...
Resposta. O expressionismo é um movimento artístico, surgido na Alemanha, no século XX. Esse movimento procura representar as emoções que objetos e acontecimentos causam no artista e não a realidade de forma objetiva. Alguns dos maiores artistas fizeram parte desse movimento.
Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
O poeta e crítico André Breton (1896-1966) era o principal líder e mentor deste movimento. A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.