No entanto, é importante procurar um profissional qualificado na aplicação da enzima, o que vai garantir resultados desejados. Os efeitos colaterais são mínimos. Após o tratamento facial, a região poderá apresentar inchaço, vermelhidão, dor, dormência e/ou hematomas.
Desde que possuam cursos de capacitação e aperfeiçoamento, os biomédicos, farmacêuticos, médicos e fisioterapeutas podem fazer as aplicações das enzimas e mesclas. O enfermeiro por enquanto precisa ter um Responsável técnico para fazer essa aplicação.
“A aplicação de enzimas pode ser feita de duas maneiras. A primeira é via intramuscular, que tem como objetivo eliminar o peso corporal total. Nesse, a enzima é aplicada na região glútea. A segunda opção é a aplicação subcutânea, que é na região onde deseja eliminar a gordura”.
As enzimas - colágeno, silício, ácido hialurônico, DMAE e outras - utilizadas nesse processo vão estimular os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, promovendo lifting, sustentação e firmeza da pele. Pode ser feito em qualquer região do corpo, como no interno da coxa, braços, abdome.
Mesoterapia (Enzimas) Estimula os fibroblastos, auxiliando a produção de colágeno e elastina. Normalmente ela é aplicada para tratamento de estrias, gordura localizada, celulite, flacidez tissular, fibrose e perda de peso. Podem ser aplicados diversos compostos, os quais são mesclados conforme a queixa do paciente.