Uma coluna de fracionamento é um item de laboratório essencial para a destilação de misturas de líquidos para separação de seus componentes em partes, ou frações, baseadas na diferença de volatilidade dos componentes. ...
Uma coluna de destilação é formada por diversos pratos em seu interior e funciona quando a mistura que desce por gravidade da parte superior entra em contato, em cada um dos pratos, com o vapor que sobe da parte inferior da coluna.
A Eficiência pode ser calculada entre a razão do número de estágios teóricos necessários a separação e o número de estágios reais. Esse número de estágios, geralmente, é o número de estágios da coluna sem contar com o refervedor parcial e o condensador parcial.
A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Existem dois tipos desse processo: a destilação simples e a destilação fracionada.
O destilador de água consiste em um aparelho desenvolvido para obtenção de água pura . A água destilada é muito utilizada em laboratórios de pesquisa, preparo de soluções e diversos outros fins. ... É pre-aquecida, entra em ebulição e a condensação produz a água pura, sem mistura com outras substâncias e micro-organismos.
Tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Ele é dividido em duas partes: Por onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água) resfriado para abaixar a temperatura interna.
Um condensador tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. ... O condensador de serpentina é uma vidraria de laboratório que condensa os vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples.
A escolha do tipo de condensador adequado para cada aplicação pode determinar a qualidade do desempenho de um circuito.