É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados, entre outros —, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, buscando garantir a completa satisfação das necessidades ou a superação das expectativas dos clientes.
Podemos definir gestão da qualidade como um sistema que auxilia aos gestores a avaliação completa das necessidades dos consumidores. É algo fundamental para que qualquer negócio mantenha o foco no cliente e crie tenha um planejamento estratégico assertivo, direcionado para atender as necessidades das pessoas.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
A norma ISO 10002 estabelece requisitos para a criação e implementação de processos de tratamento das reclamações dos clientes, relacionadas com produtos/serviços, incluindo planeamento, conceção, operação, manutenção e melhoria.
As normas ISO são desenvolvidas por meio de um processo multi-stakeholder. Os comitês técnicos são compostos por especialistas da indústria pertinente, assim como de associações de consumidores, universidades, ONGs e governo.
As normas internacionais ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com a finalidade de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo, e começou a funcionar oficialmente no ano de 1947, com sua sede em Genebra, Suíça.
Primeiro: O processo de estabelecer os objetivos da qualidade
Implantar um sistema de gestão da qualidade possibilita ampliar mercados, aumentar o nível de organização interna da empresa, o controle da administração e a produtividade. Também, permite a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.
A auditoria de qualidade objetiva realizar uma avaliação planejada e documentada de sistemas, processos e produtos. Isso significa que o seu caráter é voltado muito mais para a prevenção do que para a correção de problemas. Ela busca o aperfeiçoamento da qualidade, com a verificação de uma série de requisitos.
Isso porque podem atuar como fontes de indicadores de desempenho de diversas áreas da empresa, como a comercial, a operacional, o marketing, etc. Por meio de notas fiscais arquivadas, por exemplo, é possível medir custos, o faturamento e o pagamento de impostos.
Quais as vantagens de realizar a auditoria interna?