O osso trapézio (ou grande multiangular) é um osso do carpo, no punho. Está situado no lado radial do carpo, entre o escafoide e o primeiro metacarpo.
Resposta. É a Posição Proximal.
O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão. É formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges. Os ossos do metacarpo são numerados de I a V a partir do polegar.
Carpo: O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.
Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas; Injeção de corticoides no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês.
Introdução: O polegar é o dedo mais importante da mão e sua perda provoca grande incapacidade à mesma.
O dedo mindinho, o humilde dedo número cinco da mão, há muito tempo é visto como um acessório decorativo, um dedinho para levantar delicadamente enquanto tomamos uma xícara de chá.
Os dedos da mão têm funções diferenciadas. São eles que executam os movimentos delicados como colocar a linha na agulha ou atarrachar um brinco. O polegar, o indicador e o médio seguram o lápis. O dedo médio serve de suporte e a coordenação entre os outros dois garante a precisão do movimento.
Às vezes pode ser necessário colocar o osso na posição correta, antes da colocação do gesso. A mão será imobilizada com gesso ou órtese (tala removível), que irá proteger o local da fratura e permitir certa mobilidade, diminuindo o risco de rigidez e inchaço.
Tratamento. Os médicos recolocam os ossos do pulso no lugar com as mãos, sem fazer uma incisão (chamado redução fechada). Depois é aplicada uma tala para imobilizar o pulso e o cotovelo. Geralmente os médicos também encaminham a pessoa imediatamente a um ortopedista.
Se você tem um dedo do pé quebrado, o médico irá colocar esparadrapo no dedo do pé quebrado, com uma gaze ou algodão entre os dedos dos pés para absorver a umidade. Você deve substituir a gaze e fita quantas vezes forem necessárias.
No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.
Principais sintomas de fratura
O tratamento medicamentoso para fratura pode ser feito à base de:
Algumas dicas que podem ajudar a pessoa a recuperar mais rápido de uma fratura são:
Normalmente, a dor nos pés pode ser aliviada com repouso, um escalda pés ou uma massagem local com creme hidratante, no entanto, quando demora mais de 5 dias para aliviar é recomendado consultar um ortopedista para identificar se existe algum problema no pé, iniciando o tratamento adequado.