Oak Park, Illinois, EUA
Por Quem os Sinos Dobram (em inglês: For Whom the Bell Tolls) é um romance de 1940 do escritor norte-americano Ernest Hemingway, considerado pela crítica uma das suas melhores obras. O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais.
Diz que dobrar é soar o sino “dando volta sobre o eixo (oque geralmente é sinal de morte)”. Em suma: o uso consagrou badalar como toque festivo.
O sino e um objeto sagrado para a Igreja Católica, um instrumento que marca o tempo, que chama para a missa, anuncia a morte, mas também celebra a presença do divino, e é um som que alerta e conforta.
Quando os Sinos Dobram é uma série que conta as agruras da Primeira Guerra Mundial vividas por dois adolescentes da Inglaterra e da Alemanha, que se alistam na guerra com a esperança de que o conflito termine em breve.
Em Por quem os sinos dobram, o dinamitador americano Robert Jordan é chamado para explodir uma ponte vital para a vitória dos republicanos sobre os fascistas na Guerra Civil Espanhola. Ele é enviado para uma caverna que serve de abrigo a alguns aliados da República, e se prepara para o ataque, dali a três dias.
A minissérie britânica “Quando os Sinos Dobram” relembra os horrores da Primeira Guerra Mundial enquanto narra a história de paixões, dores e perdas vividas por dois jovens soldados. A minissérie dispõe os dois protagonistas em lados opostos: Michael (alemão) e Thomas (britânico). ...
Foi nessa época (mais ou menos 1200) que começou a introduzir-se, ao que se saiba na Catedral de Colônia (Alemanha), tocar uma sineta no momento da elevação do pão consagrado. Mais adiante, quando se passou a elevar também o cálice, o gesto se repetia à elevação do cálice.
Por ordem da Igreja Católica, cumpre a palavra do rei profeta: “À tarde, de manhã e ao meio-dia, cantarei os louvores de Deus, e Deus ouvirá a minha voz”. Segundo a Instrução Geral do Missal Romano, “um pouco antes da consagração, o ministro, se for oportuno, adverte os fiéis com um sinal da campainha.
A sineta é chamada de Adejá, conhecida também como “adjá” ou Sineta Litúrgica, é uma sineta de metal usada nas cerimônias e sessões da casa. Na Umbanda o adjá é utilizado em vários momentos: a) no desenvolvimento mediúnico, quando se prepara o Amaci, a oferenda para os Orixás.
Você deve se sentir muito honrado em ser coroinha. Chegue a tempo para as reuniões e para o serviço, se concentre e se esforce. Participe das atividades do grupo, reze, comunga, sacrifica-te e seja apóstolo. Transforme todas as suas ações em pequenas orações, dedicando-as a Deus.
Os Acólitos Instituídos, em circunstâncias específicas podem ser encarregados de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. ... O acólito cuida precisamente do missal e da procissão de entrada (cruz), assim, auxiliando o padre ou bispo.
Caso esteja com algo (uma cruz ou velas), curve-se profundamente na frente do altar. Em seguida fique no seu lugar designado. Quando andar pelo altar, certifique-se de que seu parceiro ocupe o lado oposto; um deve ir para a direita enquanto o outro vai para a esquerda.
Sacristia é um espaço arquitectónico normalmente anexo a uma igreja onde são guardados os paramentos sacerdotais e as alfaias litúrgicas. É na sacristia que os sacerdotes se paramentam para realizarem as missas. A pessoa encarregada da sacristia e seu conteúdo é chamado de sacristão.
Cálice – recipiente onde se consagra o vinho durante a missa. cálice com o vinho e a patena com o pão. Pala – cartão quadrado, revestido de pano, utilizado para cobrir a patena e o cálice. Patena – pequeno prato, geralmente de metal, utilizado na consagração do pão.
Cálice, Galheta e Âmbula É entregue primeiro porque o padre vai estender sobre o altar o corporal, e depois sobre o corporal serão colocados todos os demais objetos.
Rituale Romanum
Roteiro para Missa: 1º) Reunir-se com o Padre que vai Celebrar a Missa e escolher as Leituras, o Evangelho, as orações pertinentes a ele e a Oração Eucarística. Combinar com Ele todos os acontecimentos da Missa como: Procissão de Entrada, Ato Penitencial, Ofertório, Mensagem Final.
Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.
Altar, do latim altare ou ara (latim clássico), plataforma alta semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.
TECA – Pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a Eucaristia para os doentes. Usa-se também, em tamanho maior, na celebração eucarística, para conter as partículas. CORPORAL – Tecido em forma quadrangular sobre o qual se coloca o cálice com o vinho e a patena com o pão.
Atualmente, o preço FOB do metro cúbico de madeira de teca comercial varia de US$ 400 a US$ 3000, dependendo da qualidade de madeira (com ou sem nós) e bitola das toras.