A glândula mamária, órgão par, situa-se na parede anterior do tórax, na porção superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior, se estendendo da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno a linha axilar anterior no plano horizontal.
Com o estimulo da sucção (ou da ordenha) nas tetas, inicia-se o reflexo neural que se propaga até o hipotálamo, estimulando a neurohipófise a liberar ocitocina. Pode-se dizer que a prolactina está relacionada á síntese e a ocitocina a ejeção do leite.
Na mulher promove contrações uterinas e no homem contração dos ductos seminíferos e ejeção do sêmen. A ocitocina é o hormônio do prazer. A ocitocina liga mães e bebês através da amamentação, pois é chave essencial na liberação de leite pelas glândulas mamárias.
E agora entra um outro hormônio indispensável para a produção do leite: a prolactina. A prolactina é um hormônio de origem distinta da ocitocina. Produzida pela adeno-hipófise, que é a porção anterior da glândula, e capaz de realizar produção de hormônios.
Aumento de prolactina e hipotireoidismo O hipotireoidismo primário pode aumentar a prolactina via aumento do hormônio TRH (hormônio liberador da tireotrofina). O TRH por sua vez estimula primariamente as células que produzem o hormônio o TSH (tireotrofos), mas também a prolactina.
Resposta. A Ocitocina ela promove contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite na amamentação já a prolactina é um hormônio responsável por produzir leite no período da gestação.
A prolactina é mais conhecida por ser o hormônio responsável pela produção do leite materno durante o período em que a mulher amamenta. Nessa fase, a produção da prolactina pode aumentar em até 20 vezes o seu nível tradicional. A produção desse hormônio passa por um aumento desde o período em que a mulher engravida.
Ela é fundamental no progresso do trabalho de parto, assim como na amamentação. Produzida pela hipófise (uma glândula localizada no cérebro), a ocitocina é responsável por ajudar nas contrações uterinas e também atua na liberação do leite materno.
A ocitocina foi o primeiro hormônio a ter suas atividades biológicas estabelecidas e a estrutura química determinada. Ela é liberada nos terminais do nervo hipotalâmico da hipófise posterior para a circulação, onde estimula as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a lactação.
- Utilizar ocitocina (hormônio que provoca as contrações do útero) profilática na terceira fase do trabalho de parto em mulheres com um risco de hemorragia pós-parto, ou que correm perigo em consequência de uma pequena perda de sangue.
Ocitocina spray nasal é útil para promover a ejeção de leite em pacientes apresentando dificuldade em amamentar ou para extrair o leite, bem como para prevenir e tratar o ingurgitamento mamário por leite e prevenir mastites.
Como usar o Syntocinon Spray Nasal Sente-se confortavelmente, retire a tampa, segure o inalador na vertical na frente da narina e pressione a bomba do inalador. Inspire suavemente pelo nariz enquanto pressiona a bomba do inalador.