A Antártida é o continente mais frio, seco e ventoso da Terra, e isso explica por que é o único sem uma população nativa.
Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente.
A Antártica, no extremo-sul do planeta, é uma das regiões mais intocadas e inexploradas pelo homem. Com temperaturas médias variando entre -30ºC e -65ºC, a região é o habitat de pinguins, focas, leões-marinhos e baleias. ... No local moram atualmente 16 militares da Marinha, que estão na Antártica desde novembro de 2019.
A Estação Antártica russa de Vostok foi construída em 1957 e é uma das estações de pesquisa mais isoladas do Planeta. Pesquisadores e exploradores polares passa meses ali, praticamente isolados do mundo, especialmente no rigorosíssimo inverno antártico. ...
A estação russa possui apenas um “menu russo” comum, de acordo com Boiarski: no café da manhã, há mingau, queijo e salsicha, no almoço, serve-se borsch. Os locais também fazem sorvete próprio, misturando neve, açúcar, xaropes e geleias de frutas. “Cerveja e vinho são uma iguaria na Antártica”, continua.
Sua alimentação é predominantemente composta por carnes de animais que eles mesmos caçam. Os vegetais são precários na região polar, crescendo apenas nos períodos em que o solo congelado (permafrost) derrete.
Os cientistas do clima estudam antigas bolhas de ar presas no gelo para entender a história da Terra e monitoram o derretimento da camada de gelo e o aquecimento do Oceano Antártico para prever o possível futuro do planeta.
Estudos sobre o aquecimento global, da fauna e flora locais e até pesquisas que podem levar à criação de novos antibióticos. ... Ela é uma das maiores estações de pesquisa da Antártica. A Estação conta com 17 laboratórios para o estudo de várias áreas, como medicina, química, microbiologia, oceanografia e meteorologia.
Uma ampla variedade de pesquisas científicas está em andamento na Antártida. Sendo assim, manter uma base no continente gelado é importante para realizar pesquisas em condições extremas e entender melhor o funcionamento do planeta. ... Ele coletou fungos do ar da Antártida.
Criado em 1982, o PROANTAR tem por objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região antártica, com a finalidade de compreender os fenômenos que ali ocorrem, que tenham repercussão global e, em particular, sobre o território brasileiro, respaldando, assim, a sua condição de Membro ...
O Brasil é um dos 29 países que são membros consultivos do Sistema do Tratado da Antártica e, para manter esse status, precisa desenvolver pesquisa científica na região. O principal objetivo do Proantar é promover pesquisa para entender os impactos da região, principalmente sobre o Brasil.
O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é um programa do governo brasileiro gerido pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), que tem presença no continente da Antártida e no oceano Austral ou Antártico. O PROANTAR coordena a pesquisa e o apoio operacional para a pesquisa na região.
Mais do que simplesmente apresentar dados científicos, as pesquisas buscam compreender as relações do bioma e clima antártico com o restante do planeta, além de alertar as pessoas sobre a importância do continente gelado.
O PROANTAR tem como propósito a realização de substancial pesquisa científica na região antártica, com a finalidade de compreender os fenômenos que ali ocorrem e sua influência sobre o território brasileiro, contribuindo, assim, para a efetivação da presença brasileira na região.
O território gelado é um campo de pesquisas para 29 países que mantêm bases científicas por lá, entre eles o Brasil. Instalada em 1984, a estação científica brasileira na região (Estação Comandante Ferraz) soma pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, física, metereologia e paleontologia.
Resposta: A Antártida apresenta uma das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta, e tambem recurso minerais e energéticos, esses são os interesses geopolíticos.