Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
O líquido sinovial contém em sua composição mucina, albumina, gordura e sais minerais. ... Os elementos citológicos que compõem o líquido sinovial normalmente são: linfócitos, monócitos, neutrófilos, células sinoviais, ragócitos (células RA), lipófagos, células LE.
Uma bursa (plural bursae ou bursas; latim: Bursa synovialis) ou bolsa sinovial é uma pequena bolsa cheia de líquido (sinóvia) localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça um osso. As bursas reduzem o atrito entre as duas superfícies em movimento.
Sua principal característica é a existência de bolsas sinoviais, que possuem líquido sinovial. Elas previnem o desgaste que poderia ser ocasionado pelo atrito. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas mãos, dedos, cotovelos, ombros, joelhos e pés.
Bursite é definida como uma inflamação da bolsa sinovial (ou bursa), que é uma pequena bolsa que envolve as articulações e abriga o líquido sinovial, tendo como função evitar o atrito entre duas estruturas, protegendo os tendões, tecidos musculares e ossos.
Bolsas Sinoviais (Bursas); São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. ... Bainha Sinovial dos Tendões; Facilitam o deslizamento de tendões que passam através de túneis fibrosos e ósseos (retináculo dos flexores de punho).
Esse é um mecanismo de defesa do corpo para que um tecido não lesione o outro, tendo em mente que os tecidos rígidos poderiam danificar os tecidos moles, que não possuem muita resistência.
Bainha do tendão - estes são tubos de tecido preenchido com um fluido lubrificante que rodeiam os tendões como um túnel. Os próprios tendões são cobertos por uma membrana, o epitendineum. Se inflamarem ou mudarem, devido ao esforço excessivo, uma dor desenvolve-se ao longo do tendão.
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).
cápsula articular,cavidade articular e liquido sinovial (sinóvia) são características de articulações (junturas) sinoviais. Entretanto, os componentes da articulação sinovial são cápsula articular, cavidade articular, membrana sinovial, líquido sinovial, cartilagem articular, ligamentos intra e extra Articulares.